Curso

Introdução ao PHP

PHP é uma linguagem de scripts open source de uso geral, muito utilizada e especialmente adequada para o desenvolvimento web. Essa linguagem permite que desenvolvedores escrevam páginas geradas dinamicamente de forma rápida. Neste curso aprenderemos o básico desta linguagem através de um exemplo prático. Será desenvolvida uma aplicação para o cálculo de consumo de combustível por um automóvel, trabalhando conceitos importantes a respeito da sintaxe do PHP.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

14 horas

Conteúdo do Curso de PHP (10 aulas)

Aula 1 - Introdução

PHP é uma linguagem de scripts muito utilizada por desenvolvedores para a construção de aplicações web. Neste vídeo veremos informações a respeito dessa linguagem, além de detalhes a respeito da aplicação que será desenvolvida durante o curso.

Aula 2 - Arquitetura

PHP é uma linguagem de scripts executada no lado do servidor, dessa forma, é necessária toda uma infraestrutura pronta para receber esses scripts e traduzir para uma linguagem compreensível pelo navegador.

Aula 3 - Trabalhando com servidor Web

Todo script PHP deve ser interpretado pelo servidor web que se encarrega de retornar uma resposta para o usuário quem fez a requisição.

Aula 4 - Primeiro script PHP

Uma característica do PHP é sua facilidade em trabalhar em conjunto a tags HTML. Com a infraestrutura pronta, neste vídeo veremos como criar nosso primeiro script, além de entender melhor a respeito da sintaxe desta linguagem.

Aula 5 - Trabalhando com formulários

Formulários HTML são um dos principais pontos de interação entre o front-end e o back-end, onde os campos preenchidos são enviados para o servidor que é responsável por trabalhar com esses dados e devolver uma resposta para o cliente.

Aula 6 - Enviando dados do Formulário

Para o cálculo do valor gasto com o consumo do combustível, as informações do formulário devem ser entregues a algum script PHP responsável por gerenciar toda a lógica da aplicação.

Aula 7 - Declarando variáveis

Agora que já testamos os valores recebidos pelo formulário, acessados através da variável $_POST, podemos armazenar esses dados em variáveis específicas para serem utilizados no decorrer da aplicação.

Aula 8 - Realizando cálculo do consumo

Com os valores da distância e da autonomia, nossa aplicação está pronta para iniciar o cálculo do valor do consumo do combustível. Neste vídeo veremos informações a respeito de como é feito este cálculo.

Aula 9 - Trabalhado com condicionais

Neste vídeo veremos como trabalhar com condicionais no PHP. Será feito o tratamento de dados para saber se o arquivo calculo.php recebeu alguma informação do formulário, evitando assim erros de acesso a variável $_POST.

Aula 10 - Validando entrada de dados

Para controlar um determinado comportamento na aplicação, utilizamos as instruções if e else. Neste vídeo veremos como trabalhar com condicionais para validar a entrada dos dados que vieram do formulário.

Ver todas as 14 aulas
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de PHP

O que é Lumen?

Criando uma API Restful com Lumen

Construindo uma aplicação mestre detalhe em PHP