Curso

Laravel e Eloquent ORM: API RESTful com relacionamento 1:N

Neste curso você aprenderá como construir uma API RESTful utilizando recursos que, do ponto de vista do banco de dados, possuem um relacionamento do tipo 1:N. Faremos isso utilizando o Laravel, um dos principais frameworks PHP para o desenvolvimento web, bem como o Eloquent ORM, módulo deste framework para mapeamento objeto-relacional.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

33 horas

Curso de API RESTful 1:N (10 aulas)

Aula 1 - Introdução

Neste vídeo conheceremos a aplicação que será desenvolvida ao longo deste curso e qual seu comportamento. Além disso, veremos quais tipos de relacionamento iremos trabalhar durante todo o conteúdo.

Aula 2 - Estrutura do Projeto

O primeiro passo é apresentar a estrutura do projeto que tem como base uma API de empresas já criada, onde nos preocuparemos, principalmente, com o relacionamento entre as entidades.

Aula 3 - CRUD de Empresas

Veremos aqui o funcionamento do CRUD de empresas. Este CRUD servirá como base para a implementação do relacionamento 1:N entre a entidade Vaga.

Aula 4 - Criando migração de vagas

Confira como criar o arquivo responsável por definir os atributos e tipos de dados que a tabela vagas possuirá no banco de dados e como criar esta mesma tabela através dos comandos do Laravel.

Aula 5 - Criando model de vagas

Agora precisamos mapear a estrutura criada na tabela vagas dentro do nosso projeto. Para isso, utilizaremos o model de vagas, criado através do terminal de comandos. Veremos, também, como mapear o relacionamento entre as entidades Vaga e Empresa.

Aula 6 - Criando Controller de vagas

Para criar a lógica de negócio da nossa API, utilizamos os Controllers do nosso projeto. Sendo assim, veremos neste vídeo como criar este arquivo e como utilizá-lo no projeto.

Aula 7 - Definindo rotas

Agora que criamos o controller e todos os seus métodos, precisamos criar as rotas responsáveis por invocar os diversos métodos presentes no arquivo VagaController e como este recurso funciona em projetos Laravel.

Aula 8 - Inserindo vagas

O primeiro método a ser desenvolvido em nossa API de vagas, será o método para inserção de novas vagas no BD do projeto, sendo assim, veremos como implementar esta funcionalidade e como o relacionamento entre a entidade Empresa funciona na prática.

Aula 9 - Criando validação das vagas

Para manter a integridade do nosso banco de dados, precisamos criar as regras de validação de todos os atributos da entidade Vaga para garantir que uma vaga só será criada no banco de dados caso todos os seus atributos possuam o tipo correto.

Aula 10 - Testando inserção

Com o método de inserção implementado, podemos testá-lo utilizando o Postman. Para isso, criaremos uma nova requisição e enviaremos todos os dados da nova vaga no corpo da requisição.

Ver todas as 33 aulas
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de PHP

O que é Lumen?

Criando uma API Restful com Lumen

Construindo uma aplicação mestre detalhe em PHP