Desenvolvendo com GAE e JSF 2

O artigo apresenta a integração da tecnologia JavaServer Faces (JSF 2.0) com o Google APP Engine (GAE).

Do que se trata o artigo:

O artigo apresenta a integração da tecnologia JavaServer Faces (JSF 2.0) com o Google APP Engine (GAE). Por meio do desenvolvimento de uma pequena aplicação serão demonstradas as configurações necessárias para o funcionamento dos componentes JSF no ambiente GAE, além de hospedar gratuitamente a aplicação nos servidores do Google. Por fim, é apresentado o mecanismo de armazenamento de dados utilizado pelo GAE.

Em que situação o tema é útil:

Este tema é útil no processo de hospedagem e gerenciamento de aplicações web desenvolvidas a partir de componentes JSF, tirando do desenvolvedor a preocupação com hardware, proporcionando fácil desenvolvimento, implantação e escalabilidade.

Resumo DevMan:

Este artigo apresenta, por meio de uma visão geral, as vantagens e limitações do Google APP Engine (GAE), que é uma plataforma disponibilizada pelo Google para hospedar e gerenciar aplicações web de maneira gratuita. A integração da tecnologia JSF 2 com o GAE é demonstrada a partir da construção de uma aplicação web. Em relação à persistência, é apresentado o funcionamento do mecanismo de armazenamento de dados utilizado pelo Google APP Engine.

Autores: Everton Coimbra de Araújo e Fernanda Cristina Girelli

A Internet surgiu em plena Guerra Fria, mas foi somente em 1990, com a criação da World Wide Web (WWW), que ela alcançou uma maior popularização. Com o surgimento da World Wide Web tornou-se possível a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente mais interessantes. A partir deste momento, a Internet começou a crescer em um ritmo acelerado.

A criação de sites antigamente se resumia basicamente à construção de páginas HTML, deixando o site com poucas funcionalidades interessantes e, em alguns casos, sem funcionalidades. Os serviços de hospedagem de sites possuíam muitas limitações de velocidade e ferramentas técnicas, além de um custo financeiro bastante elevado.

Atualmente, existem muitos recursos que auxiliam no desenvolvimento web. Entre eles está o JavaServer Faces (JSF), que é um framework para desenvolvimento web baseado em Java e se destina a facilitar o desenvolvimento de interfaces de usuário. Com o surgimento do conceito de computação em nuvem, a hospedagem desses aplicativos tornou-se menos complexa, pois utiliza servidores com grande capacidade de processamento e armazenamento de dados. Estes servidores, por sua vez, são interligados à Internet, tornando possível o acesso remoto a aplicativos, arquivos e serviços.

O Google APP Engine (GAE) é uma plataforma gratuita para hospedagem de aplicações web que utiliza o conceito de computação em nuvem. Essa é uma tecnologia recente, que proporciona um processo fácil de desenvolvimento e implantação, além de não ser necessário se preocupar com o hardware, já que os aplicativos serão hospedados em servidores oferecidos pelo Google.

Neste contexto, esse artigo possui o intuito de apresentar os conceitos relacionados ao Google APP Engine, bem como sua integração com o JavaServer Faces 2. A realização dessa integração será demonstrada por meio do desenvolvimento de uma aplicação web com as configurações necessárias para a sua hospedagem no GAE, além de utilizar o mecanismo de persistência do próprio Google APP Engine para o armazenamento de dados.

Visão geral do Google APP Engine

Google APP Engine é uma plataforma oferecida gratuitamente pelo Google que permite desenvolver e hospedar aplicações web nas linguagens Java e Python. Essa plataforma proporciona uma maneira prática e eficiente para criar e manter aplicações, sem se preocupar com o hardware.

A hospedagem das aplicações é gratuita até 500 MB de armazenamento, permitindo cinco milhões de visualizações de páginas por mês. À medida que a aplicação for conquistando um maior número de visitas (público), é possível a contratação de um limite maior para armazenamento e visualização de páginas.

Esta plataforma oferece várias vantagens ao programador, tais como:

· Fácil escalabilidade das aplicações;

· Armazenamento de dados;

· Envio de e-mail;

· Memória cache de alto desempenho, que pode ser útil para dados temporários, isto é, que não serão armazenados em uma base de dados;

· Suporte a duas linguagens de programação: Java e Python;

· Suporte a Servlet, JSP, JSF, JPA, JDO e JavaMail;

· Suporte a manipulação de imagens, ou seja, é possível redimensionar, cortar, girar e inverter imagens nos formatos JPEG e PNG;

· Configurações do tempo de duração dos cookies;

· Logs de usuários.

Em contrapartida, algumas limitações precisam ser destacadas:

· Não suporta a escrita de arquivos;

· Não suporta EJB, RMI, Threads, JDBC, JMS e JNDI;

· Não suporta consultas SQL, pois não é oferecido um banco de dados relacional.

Para hospedar uma aplicação utilizando o Google APP Engine é necessário possuir uma conta no Google. A criação de um espaço no GAE é efetuada no site http://code.google.com/intl/pt-BR/appengine/ clicando sobre o link Inscreva-se, lembrando que é possível hospedar até 10 aplicativos por conta no Google.

Na realização desse cadastro será necessário informar um título e um identificador para a aplicação que será hospedada. O identificador deverá conter somente letras minúsculas e sem caracteres especiais. Para verificar a validade do identificador basta clicar sobre o botão Check Availability. Este identificador deverá ser bem guardado, pois será utilizado para efetuar o deploy da aplicação. Feito isso, basta clicar no botão Create Application. Veja a Figura 1.

" [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados