Design Pattern Factory: Utilizando Abstract Factory e Factory Method

Veja nesse artigo como utilizar com os padrões de projetos Abstract Factory e Factory Method.

Fique por dentro
A utilização de padrões de projetos oferece diversas soluções padronizadas e eficientes para problemáticas de design e programação de softwares que são reutilizáveis no nosso código.

A partir destas soluções podemos deixar construir aplicações robustas de alta qualidade, além de deixá-los mais elegantes. Mas para isso, precisamos ter um entendimento melhor com relação ao uso de cada um deles para que sua utilização seja correta, pois se usarmos uma solução “errada”, ao invés de melhorarmos nosso projeto podemos piorá-lo drasticamente.

Neste artigo veremos como trabalhar com os padrões de projetos afim de obter um melhor desempenho utilizando os padrões criacionais, abstract factory e factory method.

Por definição, no contexto do desenvolvimento de sistemas, um padrão é utilizado para estabelecer uma forma de “descrever” soluções para problemas recorrentes.

A utilização de padrões de projeto é uma forma de estabelecer técnicas genéricas, que podem ser utilizadas para solucionar determinados tipos de problemas durante o desenvolvimento do software, geralmente independente de plataformas, linguagem de programação ou ferramentas utilizadas.

São vários os padrões adotados atualmente, mas dentre tantos se destacam aqueles formulados e apresentados à comunidade por Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson e John Vlissides, mais conhecidos como a gangue dos quatro (Gang of Four - GoF), que fundamentaram 23 padrões em seu livro Design Patterns - Elements of Reusable Object-Oriented Software.

Os padrões definidos pelo GoF são divididos em três grandes grupos, de acordo com o objetivo principal de cada padrão: padrões comportamentais, padrões criacionais e padrões estruturais. A seguir temos uma breve descrição de cada uma dessas categorias criadas pelo GoF.

O que os padrões de projetos podem evitar?

Como já foi dito, os design patterns surgiram como soluções genéricas para problemas recorrentes, sendo assim, é interessante que se saiba que tipos de problemas são esses e quais padrões podem ser aplicados em cada situação.

Dentre os vários problemas que podemos encontrar ao desenvolver um software, são apresentados a seguir alguns tipos mais comuns e alguns dos padrões de projetos que poderiam ser utilizados para a resolução desses problemas.

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados