Entendendo o java de uma forma diferente: Eclipse

Veja neste artigo uma breve introdução à IDE Eclipse, bastante utilizada na comunidade Java e qual sua importância para os desenvolvedores que trabalham com essa linguagem.

E o tal do Eclipse


Figura 1: Nem todo eclipse é legal...

Ok, e antes que os fãs da saga crepúsculo me crucifiquem isso é apenas pra (descontrair, mentira...), que as pessoas não confundam essa famosa ferramenta de desenvolvimento com o “famoso” filme, e não, também não vamos falar sobre o filme aqui...

É, eclipse é o que há... Tá certo que muitas vezes usar o Netbeans é bem mais intuitivo, fácil, rápido de se trabalhar em relação ao Eclipse... Mas sabe que uma das coisas que mais gosto no eclipse é justamente a simplicidade dele.

Seja simples, lembra? Esse é o papo que estamos travando desde o início...

Então, como não podemos fugir de toda a demagogia (acho que é esse o termo... ), vamos às definições...

O Eclipse é “a” ferramenta. Ferramenta IDE (Integrated Development Environment). Segundo a nossa tão querida Wikipédia, IDE é: “Um programa de computador que reúne características e ferramentas de apoio ao desenvolvimento de software com o objetivo de agilizar este processo”.

Por que usá-la?

Às vezes as pessoas confundem os diversos conceitos a elas associados. De fato é muito útil usar uma ferramenta como o Eclipse IDE para nos ajudar no processo de desenvolvimento. Mas analisemos o que elas tem de tão especial...

As IDEs existem naturalmente para isso... Ajudar-nos a entender o processo evolutivo do código...


Figura 2: Evoluções e evoluções...

Mas o problema maior mesmo é quando se confunde uma IDE com uma espécie de “solucionador universal de todos os problemas de programação”.

ERRO: “Uma IDE não existe pra isso!”. Lembre-se: Facilitar sim, fazer milagres não!

Então, comece a adotar desde já uma postura defensiva para com o eclipse.

Nós ainda nem o abrimos pra “brincar”, mas saiba que ele pode ser teu melhor amigo (ao lado do Java, claro), ou um grande rival se não souber usá-lo também!

Referências

Exatamente, aqui as referências vêm primeiro. Existem inúmeros links, sites, blogs, portais, enfim, conteúdo de qualidade sobre o Eclipse na web. Vejamos algumas referências para embasar seus próximos estudos (Em inglês, mas isso não é problema para vocês):

Concluindo...

Mais que tudo isso, lembre-se que usar uma ferramenta como essa traz consigo o fator “mais coisas para eu aprender”. Então, resumindo: “O Eclipse é uma mega ferramenta que a galera inventou por que queria algo mais simples que o Netbeans, que faz muito pelo programador, mas não tudo. E se o cara não usar direito, pode acabar se perdendo legal!”.

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados