E o tal do Eclipse

Nem todo eclipse é legal...

Figura 1: Nem todo eclipse é legal...

Ok, e antes que os fãs da saga crepúsculo me crucifiquem isso é apenas pra (descontrair, mentira...), que as pessoas não confundam essa famosa ferramenta de desenvolvimento com o “famoso” filme, e não, também não vamos falar sobre o filme aqui...

É, eclipse é o que há... Tá certo que muitas vezes usar o Netbeans é bem mais intuitivo, fácil, rápido de se trabalhar em relação ao Eclipse... Mas sabe que uma das coisas que mais gosto no eclipse é justamente a simplicidade dele.

Seja simples, lembra? Esse é o papo que estamos travando desde o início...

Então, como não podemos fugir de toda a demagogia (acho que é esse o termo... ), vamos às definições...

O Eclipse é “a” ferramenta. Ferramenta IDE (Integrated Development Environment). Segundo a nossa tão querida Wikipédia, IDE é: “Um programa de computador que reúne características e ferramentas de apoio ao desenvolvimento de software com o objetivo de agilizar este processo”.

Por que usá-la?

Às vezes as pessoas confundem os diversos conceitos a elas associados. De fato é muito útil usar uma ferramenta como o Eclipse IDE para nos ajudar no processo de desenvolvimento. Mas analisemos o que elas tem de tão especial...

  • Controle de erros;
  • JRE interna;
  • Compilação e interpretação sem esforço exagerado;
  • Visual maneiro;
  • Inúmeros plugins pra bombar a ferramenta.

As IDEs existem naturalmente para isso... Ajudar-nos a entender o processo evolutivo do código...

Evoluções e evoluções...

Figura 2: Evoluções e evoluções...

Mas o problema maior mesmo é quando se confunde uma IDE com uma espécie de “solucionador universal de todos os problemas de programação”.

ERRO: “Uma IDE não existe pra isso!”. Lembre-se: Facilitar sim, fazer milagres não!

Então, comece a adotar desde já uma postura defensiva para com o eclipse.

Nós ainda nem o abrimos pra “brincar”, mas saiba que ele pode ser teu melhor amigo (ao lado do Java, claro), ou um grande rival se não souber usá-lo também!

Referências

Exatamente, aqui as referências vêm primeiro. Existem inúmeros links, sites, blogs, portais, enfim, conteúdo de qualidade sobre o Eclipse na web. Vejamos algumas referências para embasar seus próximos estudos (Em inglês, mas isso não é problema para vocês):

  • Site oficial: www.eclipse.org. Site oficial do projeto, com opções de download, fóruns, projetos afiliados, história da empresa, dentre outras; Não deixe de vasculhar o site inteiro, tem coisa lá que até hoje não descobri...
  • MarketPlace: www.marketplace.eclipse.org. E pra quem pensou que loja virtual era só na Apple ou Play, se enganou... O Eclipse tem um dos marketplaces para IDEs mais completos do mercado. O site é bem inteligível, com filtros de busca, top downloads, a maioria deles sobre plugins e extensões para a IDE. São mais de 1 milhão de soluções para você (Essa soou como propaganda...);
  • No JavaFree.org, existe, na seção de artigos, uma especialmente reservada apenas para o Eclipse. Tutoriais completos de como lidar com a IDE da melhor forma possível. Além disso, no fórum do site você encontra uma seção exclusiva para ferramentas, apis e frameworks. Confira em:
    javafree.org/catartigos/29/Tutoriais-Eclipse.html
    javafree.org/f-25-Ferramentas-APIs-e-Frameworks.html
  • E aqui na DevMedia também. Utilize o nosso filtro de pesquisa para encontrar inúmeros artigos e posts sobre o assunto.

Concluindo...

Mais que tudo isso, lembre-se que usar uma ferramenta como essa traz consigo o fator “mais coisas para eu aprender”. Então, resumindo: “O Eclipse é uma mega ferramenta que a galera inventou por que queria algo mais simples que o Netbeans, que faz muito pelo programador, mas não tudo. E se o cara não usar direito, pode acabar se perdendo legal!”.