Explorando o componente DataTable do PrimeFaces

Neste artigo você conhece os recursos para a criação de listagens com uma interface rica utilizando o PrimeFaces e Java. Confira!

Fique por dentro
Este artigo é útil para conhecer os diversos recursos do componente DataTable do PrimeFaces, como a criação de filtros, ordenação, cabeçalhos e rodapés. O PrimeFaces é um dos principais frameworks para a construção de interfaces gráficas para o JavaServer Faces (JSF). Isso porque ele disponibiliza uma grande quantidade de componentes para construir diversos tipos de telas, como formulários, listagens, gráficos e mapas. Entre esses componentes, o DataTable é um dos mais utilizados, pois a maioria das aplicações necessita de tabelas para, por exemplo, exibir a grade de um curso em um sistema de controle acadêmico, listar os alunos, disciplinas e professores.
Autores: Eduardo Felipe Zambom e Luiz Henrique Zambom Santana

O JavaServer Faces é a principal especificação para o desenvolvimento de aplicações web na plataforma Java. Com o objetivo de facilitar a implementação de sistemas para a internet com interfaces baseadas em componentes, sua versão 1.0 foi lançada em 2004, substituindo os frameworks baseados em ações, principalmente o Struts, que eram os mais utilizados na época. Atualmente, a especificação está na versão 2.2, lançada em 2013, e existem diversas distribuições importantes, como o Mojarra, implementação de referência, e o MyFaces, criado pela Apache.

Apesar de as interfaces construídas com JSF serem baseadas em componentes, as implementações dessa spec incluem apenas os componentes básicos do HTML, como campos de formulários, botões e links. Devido a isso, foram criados diversos projetos que disponibilizam uma grande variedade de componentes para a construção de interfaces com o usuário, como o RichFaces, ICEfaces e PrimeFaces. Nos últimos anos, no entanto, o PrimeFaces dominou o mercado ao se tornar o mais completo e fácil de utilizar. A Figura 1 mostra a tela do Google Trends que compara a evolução das buscas por essas três bibliotecas. Nela é possível observar o crescimento do PrimeFaces em relação aos principais concorrentes.

Figura 1. Interesse dos desenvolvedores pelos principais frameworks JSF.

Esse crescimento pode ser justificado, entre outros motivos, pela evolução do framework desde a sua primeira versão, lançada em 2009. Na versão 5.2.1, o PrimeFaces disponibiliza mais de 100 componentes de interface para diversas funcionalidades, a saber: campos de formulários, listagens, galerias de imagens, captchas, dashboards e gráficos. Entre eles, um dos mais importantes e empregados é o DataTable, que possibilita a criação de tabelas de objetos e que disponibiliza uma grande quantidade de recursos; desde os mais simples, como ordenação e filtragem, até os mais avançados, como lazy load e drag and drop.

Com base nisso, este artigo demonstrará a utilização do componente DataTable e diversas opções que ele disponibiliza. Para isso, será criada uma pequena aplicação para a listagem de alunos, e a partir disso serão desenvolvidas diversas versões da mesma listagem para demonstrar e explicar os recursos desse componente.

Configuração do JSF e do PrimeFaces

Para a implementação de uma aplicação com o PrimeFaces é necessário configurar o projeto, adicionando as bibliotecas que serão utilizadas e as propriedades do JSF nos arquivos de configuração. Em nosso exemplo, para a gestão das dependências será empregado o Apache Maven, como mostra a Listagem 1, onde é apresentado o arquivo pom.xml com as dependências do PrimeFaces 5.1 e do JSF 2.2.

Além dessas dependências, ainda é necessário adicionar o framework POI, que manipula planilhas Excel, e o iText, para a geração de arquivos PDF. Eles são necessários porque em um dos exemplos será criado um DataTable que permite a exportação dos dados da tabela para arquivos XLS e PDF.

Ademais, o projeto apresentado neste artigo foi desenvolvido com a IDE Eclipse e o servidor web Apache Tomcat 8, no entanto, qualquer IDE que suporte o Maven e qualquer servidor web ou de aplicação podem ser adotados.

Listagem 1. Configuração das dependências do projeto com o Maven.

<project xmlns="http://maven.apache.org/POM/4.0.0" xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance" xsi:schemaLocation="http://maven.apache.org/POM/4.0.0 http://maven.apache.org/xsd/maven-4.0.0.xsd"> <modelVersion>4.0.0</modelVersion> <groupId>com.devmedia.primefaces</groupId> <artifactId>datatable</artifactId> <version>0.0.1-SNAPSHOT</version> <packaging>war</packaging> <dependencies> <dependency> <groupId>org.primefaces</groupId> <artifactId>primefaces</artifactId> <version>5.1</version> <scope>compile</scope> </dependency> <dependency> <groupId>org.glassfish</groupId> <artifactId>javax.faces</artifactId> <version>2.2.0</version> <scope>compile</scope> </dependency> <dependency> <groupId>org.apache.poi</groupId> <artifactId>poi</artifactId> <version>3.14</version> </dependency> <dependency> <groupId>org.apache.poi</groupId> <artifactId>poi-ooxml</artifactId> <version>3.14</version> </dependency> <dependency> <groupId>com.lowagie</groupId> <artifactId>itext</artifactId> <version>2.1.7</version> </dependency> </dependencies> </project>

Visto que a aplicação será um projeto web, é necessário criar o arquivo web.xml no diretório WEB-INF. O ponto principal desse arquivo é a configuração do JavaServer Faces, que deve ser feita com a inclusão do servlet JSF, implementado pela classe javax.faces.webapp.FacesServlet, na tag <servlet>, e a configuração do mapeamento das requisições que serão redirecionadas para esse servlet; no caso desse exemplo, todos os endereços com final *.xhtml. Na " [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados