Ferramentas de teste de software - Revista Engenharia de Software Magazine 37

Neste artigo apresentaremos uma relação de ferramentas que auxiliam no gerenciamento e execução das atividades de testes de software. Nesta lista destacamos a utilidade de cada uma destas ferramentas, bem como aprendemos a utilizá-las de uma man

A atividade de testes de software é quase tão antiga quanto o desenvolvimento de sistemas em si. Desde seu surgimento, muito vem sendo discutido com relação à possibilidade de se utilizar ferramentas que facilitem o trabalho dos profissionais de testes. Estas ferramentas surgiram com o intuito de auxiliar tarefas como o planejamento de casos de testes, execução de testes, abertura de defeitos entre outros.

Neste artigo, pretende-se apresentar uma lista de ferramentas que foram consideradas algumas das mais utilizadas pelos analistas e engenheiros de testes. Seguindo este raciocínio, vamos ensinar, de forma objetiva, como utilizar tais ferramentas, a fim de conseguir mais tempo para executar os testes manuais, que demandam um trabalho mais complexo e focado por parte destes profissionais da área.

As áreas que possuem ferramentas conhecidas são muitas, dentre elas podemos citar, por exemplo: Testes Funcionais, de Performance, de Link e HTML, de Segurança, Gerenciamento de Testes, Gerenciamento de Requisitos e Bug Tracking (controle e abertura de defeitos). Este artigo vai apresentar basicamente alguns exemplos envolvendo gerenciamento, execução dos testes e controle de defeitos.

Gerenciamento de Testes

Algumas ferramentas existentes no mercado podem auxiliar em todo o processo de gerenciamento de testes. Este processo vai desde o cadastramento dos requisitos do projeto, até a criação e execução de Planos de Teste e Casos de Teste. No caso deste artigo, selecionamos apenas uma ferramenta free para que todos os profissionais pudessem ter acesso ao seu conteúdo e testar seu funcionamento.

A ferramenta analisada foi o TestLink. Entre suas possibilidades podemos citar: controle de conteúdo (requisitos e casos de teste) online, controle de execução e resultados de testes. O TestLink foi desenvolvido em linguagem PHP e nada mais é do que uma aplicação Web, que pode ser utilizada com o servidor que o projeto já utiliza, como por exemplo, o Apache, ou qualquer outro servidor de sua preferência.

Vamos aos primeiros passos para utilização desta ferramenta. Inicialmente, deve-se cadastrar usuários e perfis necessários para a utilização do sistema. A Figura 1 exibe uma das principais telas do sistema, onde o usuário poderá configurar senhas e perfis. O usuário deve se atentar ao fato de que quanto mais informações forem preenchidas, melhor será o cadastramento dos usuários e perfis. Outro fator importante é a língua. Se o usuário não deseja utilizar o sistema em Inglês (padrão da ferramenta), deve-se trocá-la já no cadastro, editando o valor da localização do usuário no campo Locale.

 Criados os usuários e perfis necessários, o administrador do sistema deverá cadastrar no mínimo um projeto para que todo conteúdo de testes seja administrado dentro deste projeto de testes. Podemos ver através da " [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados