A
atividade de testes de software é quase tão antiga quanto o desenvolvimento de
sistemas em si. Desde seu surgimento, muito vem sendo discutido com relação à
possibilidade de se utilizar ferramentas que facilitem o trabalho dos
profissionais de testes. Estas ferramentas surgiram com o intuito de auxiliar
tarefas como o planejamento de casos de testes, execução de testes, abertura de
defeitos entre outros.
Neste
artigo, pretende-se apresentar uma lista de ferramentas que foram consideradas
algumas das mais utilizadas pelos analistas e engenheiros de testes. Seguindo
este raciocínio, vamos ensinar, de forma objetiva, como utilizar tais
ferramentas, a fim de conseguir mais tempo para executar os testes manuais, que
demandam um trabalho mais complexo e focado por parte destes profissionais da
área.
As áreas
que possuem ferramentas conhecidas são muitas, dentre elas podemos citar, por
exemplo: Testes Funcionais, de Performance, de Link e HTML, de Segurança,
Gerenciamento de Testes, Gerenciamento de Requisitos e Bug Tracking (controle
e abertura de defeitos). Este artigo vai apresentar basicamente alguns exemplos
envolvendo gerenciamento, execução dos testes e controle de defeitos.
Gerenciamento
de Testes
Algumas
ferramentas existentes no mercado podem auxiliar em todo o processo de gerenciamento
de testes. Este processo vai desde o cadastramento dos requisitos do projeto,
até a criação e execução de Planos de Teste e Casos de Teste. No caso deste
artigo, selecionamos apenas uma ferramenta free para que todos os
profissionais pudessem ter acesso ao seu conteúdo e testar seu funcionamento.
A ferramenta
analisada foi o TestLink. Entre suas possibilidades podemos citar: controle de
conteúdo (requisitos e casos de teste) online, controle de execução e
resultados de testes. O TestLink foi desenvolvido em linguagem PHP e nada mais
é do que uma aplicação Web, que pode ser utilizada com o servidor que o projeto
já utiliza, como por exemplo, o Apache, ou qualquer outro servidor de sua
preferência.
Vamos aos
primeiros passos para utilização desta ferramenta. Inicialmente, deve-se
cadastrar usuários e perfis necessários para a utilização do sistema. A Figura 1 exibe uma das principais telas
do sistema, onde o usuário poderá configurar senhas e perfis. O usuário deve se
atentar ao fato de que quanto mais informações forem preenchidas, melhor será o
cadastramento dos usuários e perfis. Outro fator importante é a língua. Se o
usuário não deseja utilizar o sistema em Inglês (padrão da ferramenta), deve-se
trocá-la já no cadastro, editando o valor da localização do usuário no campo Locale.
Como
podemos constatar, deve-se preencher os campos Name e Related Notes com
o título do Projeto de Testes e uma descrição básica de seu conteúdo,
respectivamente. O terceiro campo, Enable
Requirements, vai servir como um link entre o projeto e os requisitos que
podem ser cadastrados ao longo do tempo na própria ferramenta.
Após a
criação do projeto, ainda como administrador, deve-se criar uma baseline (ou build), um controlador de
versões para todo o conteúdo do projeto. A Figura
3 mostra a tela de criação de uma baseline. Dentro desta mesma tela,
pode-se acompanhar o significado dos atributos da baseline (Ativo/Inativo
e Fechado/Aberto).