Flutter Widgets: StatelessWidget e StatefulWidget

Como podemos criar UIs ou interfaces de usuário para aplicativos utilizando os Widgets. Widgets são como os blocos de construção do Flutter. Os Widgets podem ser estáticos ou dinâmicos de acordo com os eventos no app.

Fique por dentro
Criar UIs ou interfaces de usuário bonitas e que facilitem a experiência do usuário parece ser uma tarefa difícil. O framework Flutter torna essa tarefa mais fácil e intuitiva com a utilização dos Widgets, mesmo para alguém que não é um designer.

O Flutter foi concebido para criação de UI ou interfaces de usuário para aplicativos. Uma UI é construída em Flutter com base em Widgets, que são semelhantes aos Components utilizados em tecnologias como React.


Guia do artigo:

Um Widget gera uma parte da UI do aplicativo. Por exemplo: um texto, uma imagem ou um botão são criados a partir de um Widget.

StatelessWidget e StatefulWidget

Um aplicativo pode responder a eventos como um clique em um botão e alterar a visualização de seus componentes. Em Flutter para que isso aconteça é preciso mudar o estado de um Widget.

O Widget descreve como uma parte da UI deve ser visualizada, com base em sua configuração e estado atual. O estado é uma informação que é lida quando um Widget é construído. Essa informação pode ser como uma string ou um número, que quando muda também produz mudanças nas características de um Widget.

Com relação a mudança de estado os Widgets podem ser StatelessWidget e StatefulWidget:

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados