Por que eu devo ler este artigo:Criar UIs ou interfaces de usuário bonitas e que facilitem a experiência do usuário parece ser uma tarefa difícil. O framework Flutter torna essa tarefa mais fácil e intuitiva com a utilização dos Widgets, mesmo para alguém que não é um designer.

O Flutter foi concebido para criação de UI ou interfaces de usuário para aplicativos. Uma UI é construída em Flutter com base em Widgets, que são semelhantes aos Components utilizados em tecnologias como React.

Um Widget gera uma parte da UI do aplicativo. Por exemplo: um texto, uma imagem ou um botão são criados a partir de um Widget.

StateLessWidget e StatefulWidget

Um aplicativo pode responder a eventos como um clique em um botão e alterar a visualização de seus componentes. Em Flutter para que isso aconteça é preciso mudar o estado de um Widget.

O Widget descreve como uma parte da UI deve ser visualizada, com base em sua configuração e estado atual. O estado é uma informação que é lida quando um Widget é construído. Essa informação pode ser como uma string ou um número, que quando muda também produz mudanças nas características de um Widget.

Com relação a mudança de estado os Widgets podem ser StateLessWidget e StatefulWidget:

  • StateLessWidget define Widgets que não mudam suas características com a mudança de estado. Um StatelessWidget não possui um estado que mude, pois é o Widget que mantém as mesmas características desde o início da execução do app.
  • StatefulWidget define Widgets que mudam suas características com a mudança de estado, ou seja, tem um estado mutável. Durante a execução do app, se a informação do estado mudar, isso será refletido no Widget.

    Por exemplo, em um aplicativo ao clicar em um botão que é um StatefulWidget, um número é incrementado. O valor do núm ...

    Quer ler esse conteúdo completo? Seja um assinante e descubra as vantagens.
    • 473 Cursos
    • 10K Artigos
    • 100 DevCasts
    • 30 Projetos
    • 80 Guias
    Tenha acesso completo