Converter dados de paradox para firebird

Delphi

22/02/2013

Ola professores... queria pedir a ajuda de vocês em um probleminha que já faz dias que me atormenta, rsrsr...

Tenho uma base de dados em PARADOX e quero converte-la para FIREBIRD afim de se adequar às necessidades do meu projeto. Até ae tudo bem, pois usei o FULL CONVERT e converteu beleza. O problema está em que, nos campos indicados como CÓDIGO das tabelas paradox, em vez do tipo ser autoincrement está alfanumérico. E no firebird eu necessito que seja integer.

Existe alguma forma de eu converter ou exportar os dados sem perde-los?
Carlos Magno

Carlos Magno

Curtidas 0

Respostas

Wilton Júnior

Wilton Júnior

22/02/2013

Bom dia, existe um monte de posts sobre o assunto que senhor precisa, da uma olhada nesse link https://www.devmedia.com.br/forum/migrar-banco-paradox-para-firebird-quem-pode-ajudar/434456
as vezes ira te ajudar uma outra pessoa estava perguntando o mesmo assunto.


Espero ter ajuda
"Deus o abençoe!"
GOSTEI 0
Carlos Magno

Carlos Magno

22/02/2013

Wilton...vou tentar essa dica, qualquer coisa retorno por aqui. Obrigado
GOSTEI 0
Cristiano Pimenta

Cristiano Pimenta

22/02/2013

Use o data pump do Delphi 7, ou crie a estrutura da tabelas no fire bird e faça inserst, dentro do delphi , tipo vc coloa um component table bde e um component dbexpress para o fire e dai vc vai importando com comando de sql e insert nas tabelas
é mais seguro e evita perda de dados.

Caso precise de ajudar para a importação me chama ai......
GOSTEI 0
Benedito Assis.

Benedito Assis.

22/02/2013

Olá.

Vc não teria exemplo p/ postar, ou enviar demo como fazer.

bsassis@uol.com.br

Agradecido a todos pelas dicas no forum.
GOSTEI 0
Alisson Santos

Alisson Santos

22/02/2013

Acho mais facil criar uma nova estrutura direto no firebird e fazer a exportação dos dados e posteriormente a importação.
GOSTEI 0
Carlos Magno

Carlos Magno

22/02/2013

Eu comecei a fazer o seguinte, estou recriando as tabelas no firebird mas mudando os campos COD_CLI (clientes), COD_USU (usuario), COD_CAI (caixa), COD_PRO (produto) e outros, que são alfanumerico no paradox para integer no firebird. Mas fico imaginando se não vai dar problema na hora de importar os dados.
GOSTEI 0
Antonio Jesus

Antonio Jesus

22/02/2013

Caro colega!

Depois de muita dor de cabeça com convesao resolvi meu problema da seguinte maneira:

1-Usano o BDE criei um SQL para ler as Tabela do Paradox/.DBF/outros compativeis
2-Crieu meus arquivos com nova estrura no FireBird
2.1-Criei um SQL para inseri dados na Tabela FB
2.2-Leio o SQL-BDE e insiro no SQL-FB

Resolveu meu problema pois converto muito arquivos de outros sistemas e o bom é q posso trata-lo do jeito q necessito.

100+

ANT.CARLOS/SP






GOSTEI 0
Cristiano Pimenta

Cristiano Pimenta

22/02/2013

ok amigo, vou fazer um passo a passo aqui e mando para voce, o mais rapido que eu conseguir....
GOSTEI 0
Cristiano Pimenta

Cristiano Pimenta

22/02/2013

ola jovem, dei uma pesquisada na net e encontrei um manual pronto de trabalho com data pump ve se ajuda

segue o link

http://montebugnoli.blogspot.com.br/2012/01/delphi-exportando-tabelas-utilizando-o.html

ou me passe seu email q mando o conteudo por e-mail tambem
GOSTEI 0
Carlos Magno

Carlos Magno

22/02/2013

Cristiano...consegui ver e pelo que deu para entender (dei uma olhada rápido porque estou no trabalho) é a mesma coisa que o Full Converter faz (tenho familiaridade com ele). Então estou vendo se consigo exportar os dados da tabela paradox para o firebird somente os valores dos campos que não sejam COD_* (pois os mesmos são alfanumérico e no firebird quero que seja integer autoincrement). Mas vou dar uma olhada com mais atenção e posto aqui novamente.
GOSTEI 0
José

José

22/02/2013

Carlos obrigado pelo retorno, tendo entendido que sua duvida inicial foi sanada
estou dando este tópico por concluído.
GOSTEI 0
POSTAR