Immediate Window, Watch e Quick Watch: Janelas do Visual Studio

Veja neste artigo como utilizar as janelas Immediate, Watch e Quick Watch, do Visual Studio.

Olá pessoal, neste artigo veremos o funcionamento das janelas Immediate, Watch e Quick Watch, do Visual Studio.

O Visual Studio é uma ferramenta poderosíssima, muito à frente de ser apenas um “editor de códigos” como algumas pessoas acham. Ele conta com muitas (muitas mesmo!) ferramentas essenciais a todo desenvolvedor de sistemas.

Temos diversas janelas no Visual Studio, que nos auxiliam na execução de nossos sistemas. Neste artigo citarei três delas.

Immediate Window – Esta é, dentre todas as janelas do VS, a mais útil, com certeza. Ela nos permite realizar codificações e alterações no código em tempo de execução (enquanto estamos debugando a aplicação).

A documentação da MSDN sobre esta janela diz o seguinte: “O Immediate Window é usado em tempo de design para debugar e avaliar expressões, executar statements, imprimir valores de variáveis, etc. Permite a você digitar expressões para serem avaliadas ou executadas pela linguagem de desenvolvimento durante o debugging.” (tradução livre).

Assim, podemos avaliar o código da aplicação, como avaliarmos qualquer outro código, como podemos ver na Figura 1, que ilustra a operação básica de soma das variáveis criadas em tempo de execução.

Figura 1. Criando variáveis e as somando, no Immediate Window

Podemos utilizar a interrogação antes de declarar as expressões, é de uso opcional.

Também é possível utilizar o Immediate para operações mais complexas, como por exemplo, como quando queremos saber o conteúdo de um valor de uma lista genérica, ilustrado pela Figura 2

.

Figura 2. Conteúdo de um item de uma lista de produtos

Nesses casos é melhor o uso das próximas janelas:

Watch e Quick Watch – Bem parecidas, estas janelas nos permitem avaliar as variáveis, expressões e guardar os resultados (famoso copy paste) para utilizarmos em uma situação posterior. A diferença básica entre elas é que na Watch você tem uma janela parecida com a Immediate Window, com três campos, Name, Value e Type, que são nome, valor e tipo do objeto, respectivamente (na Quick Watch também tem esses campos). Enquanto que na Quick Watch é aberto como um “popup”, mais prático e rápido, quando você deseja apenas verificar o valor do objeto e fazer simulações com ele.

As Figuras 3 e 4 exibem o valor de um lista, utilizando Watch e Quick Watch.

Figura 3. Lista de produtos na janela Watch

Figura 4. Lista de produtos na janela Quick Watch

Note que na Quick Watch temos o campo Expression. Nele, podemos alterar o valor para o que desejarmos e fazermos os testes em tempo de execução, bem similar ao Immediate Window.

Com o uso destas janelas, conseguimos aumentar a produtividade no desenvolvimento, visto que não precisamos parar de debugar a aplicação, já que estas janelas servem para executarmos os testes rápidos e práticos. Assim podemos já descobrir o erro e alterarmos depois no código.

Assim finalizo o artigo. Muito obrigado a todos! Um abraço, e até o próximo artigo.

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados