Interfaces acessíveis com SWT - Revista easy Java Magazine 16

Neste artigo veremos os principais problemas enfrentados por usuários deficientes visuais quando da tentativa de utilização de aplicações Java desktop criadas com Swing ou AWT.

Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

De que se trata o artigo:

Neste artigo veremos os principais problemas enfrentados por usuários deficientes visuais quando da tentativa de utilização de aplicações Java desktop criadas com Swing ou AWT, e como resolver estes problemas de acessibilidade por meio do uso do kit de ferramentas SWT.

Em que situação o tema útil:

Diversas vezes as empresas desenvolvedoras de software precisam criar aplicações Java desktop para o maior número possível de usuários, e isto só é possível ampliando o nível de acessibilidade da aplicação por meio da utilização de SWT ao invés de Swing ou AWT.

Resumo DevMan:

Diversos avanços tecnológicos ocorreram desde o lançamento dos primeiros sistemas de computação, e hoje vivemos em uma sociedade imersa em um mundo virtual. Mas, infelizmente, grande parte da população está excluída da utilização de todas as maravilhas oferecidas pelas novas tecnologias e mídias. O principal motivo é que os desenvolvedores de sistemas, muitas vezes, não dão a devida importância ao melhoramento dos níveis de acessibilidade de seus produtos. Este artigo visa disseminar e abordar como maximizar a acessibilidade de sistemas para plataformas Java desktop utilizando SWT, para que com isto seja possível a utilização desses sistemas por pessoas com deficiência visual.
Autores: Marcos Vinicius de Andrade Lima e Phyllipe do Carmo Félix

Mesmo com o crescente número de aplicações migrando para a web, ainda é preciso construir alguns sistemas em Java desktop, como por exemplo: sistemas de declaração de imposto de renda, controle de caixa de supermercado, players, ferramentas CASE, entre outros. Em todos estes tipos de aplicações, indiferentemente do seu nível de complexidade, o projeto de interface gráfica com o usuário (Graphical User Interface – GUI) é essencial para o perfeito e agradável uso de suas funcionalidades. E falar de GUI em Java, é quase sempre tratado como um sinônimo para se falar em Swing – pelo menos para a maioria dos desenvolvedores.

O Swing é amplamente utilizado há um bom tempo pelos desenvolvedores Java porque trouxe um kit completo de ferramentas GUI flexível e poderoso, sendo uma tentativa de solucionar as deficiências encontradas com o Abstract Windows Toolkit"

[...] continue lendo...
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados