Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

De que se trata o artigo:

Neste artigo veremos os principais problemas enfrentados por usuários deficientes visuais quando da tentativa de utilização de aplicações Java desktop criadas com Swing ou AWT, e como resolver estes problemas de acessibilidade por meio do uso do kit de ferramentas SWT.

Em que situação o tema útil:

Diversas vezes as empresas desenvolvedoras de software precisam criar aplicações Java desktop para o maior número possível de usuários, e isto só é possível ampliando o nível de acessibilidade da aplicação por meio da utilização de SWT ao invés de Swing ou AWT.

Resumo DevMan:

Diversos avanços tecnológicos ocorreram desde o lançamento dos primeiros sistemas de computação, e hoje vivemos em uma sociedade imersa em um mundo virtual. Mas, infelizmente, grande parte da população está excluída da utilização de todas as maravilhas oferecidas pelas novas tecnologias e mídias. O principal motivo é que os desenvolvedores de sistemas, muitas vezes, não dão a devida importância ao melhoramento dos níveis de acessibilidade de seus produtos. Este artigo visa disseminar e abordar como maximizar a acessibilidade de sistemas para plataformas Java desktop utilizando SWT, para que com isto seja possível a utilização desses sistemas por pessoas com deficiência visual.
Autores: Marcos Vinicius de Andrade Lima e Phyllipe do Carmo Félix

Mesmo com o crescente número de aplicações migrando para a web, ainda é preciso construir alguns sistemas em Java desktop, como por exemplo: sistemas de declaração de imposto de renda, controle de caixa de supermercado, players, ferramentas CASE, entre outros. Em todos estes tipos de aplicações, indiferentemente do seu nível de complexidade, o projeto de interface gráfica com o usuário (Graphical User Interface – GUI) é essencial para o perfeito e agradável uso de suas funcionalidades. E falar de GUI em Java, é quase sempre tratado como um sinônimo para se falar em Swing – pelo menos para a maioria dos desenvolvedores.

O Swing é amplamente utilizado há um bom tempo pelos desenvolvedores Java porque trouxe um kit completo de ferramentas GUI flexível e poderoso, sendo uma tentativa de solucionar as deficiências encontradas com o Abstract Windows Toolkit – AWT, que era o kit original Java de ferramentas GUI.

Mas o uso generalizado do Swing trouxe um problema, que passa muitas vezes despercebido por uma grande parte dos desenvolvedores: ele fez nascer uma aversão a Java muito forte na cabeça dos usuários deficientes visuais (DVs). Para eles, programas em Java não são acessíveis!

...

Quer ler esse conteúdo completo? Seja um assinante e descubra as vantagens.
  • 473 Cursos
  • 10K Artigos
  • 100 DevCasts
  • 30 Projetos
  • 80 Guias
Tenha acesso completo