Introdução ao UniDAC - Parte 2

Neste artigo veremos a exposição do uso de seus componentes UniDAC a partir de exemplos construídos no Delphi.

Fique por dentro
São expostos os aspectos práticos da utilização do UniDAC na construção de aplicações de banco de dados. Se na primeira parte do artigo o intuito foi fazer um overview do produto como um todo, nesta segunda (e última) parte, o objetivo se dá pela exposição do uso de seus componentes a partir de exemplos construídos no Delphi. No contexto final, tal abordagem poderá servir como um guia inicial para o desenvolvedor que optar pela utilização da biblioteca em seus projetos. Também pode ser de grande ajuda para aqueles que já possuem aplicações desenvolvidas com outros componentes, como é o caso do dbExpress, ADO, IBX ou soluções de terceiros, tornando o processo de substituição e uso destes novos componentes mais natural e menos traumático.

O UniDAC, como produto, se apresenta como uma extensa biblioteca de componentes de acesso a dados e que dispõe de capacidade para trabalhar com diversas fontes de dados diferentes, essencialmente bancos de dados e fontes ODBC. Dentre os SGBDs suportados estão inclusas as principais opções de mercado, tais como Oracle, Firebird, InterBase, Microsoft SQL Server, PostgreSQL e MySQL.

Por este fato, o UniDAC torna-se uma opção real de uso aos desenvolvedores, atendendo a diversos segmentos comerciais. Em vista de justificar a sua adoção, no primeiro artigo foram explicitadas suas principais características, que naturalmente o colocam no mesmo nível das opções nativas dbExpress e FireDAC (ver BOX 1). Adicionalmente, foram abordados também alguns de seus recursos peculiares, que estabelecem seu diferencial mediante seus concorrentes.

No presente artigo, o foco se dá sobre o lado prático de uso da biblioteca, mais especificamente de seus componentes, em aplicações de banco de dados no Delphi.

BOX 1 – dbExpress e FireDAC

dbExpress e FireDAC são atualmente as duas principais tecnologias nativas presentes no cenário Delphi para a parte de acesso a banco de dados. No popular, são tidas como frameworks ou bibliotecas, uma vez que são compostas por um conjunto de classes, drivers e componentes direcionados à conectividade a dados. A primeira (dbExpress), introduzida ainda na época da versão 6 do IDE, já é bastante conhecida da comunidade e tem como atrativos, sua facilidade de uso e a vasta disponibilidade de materiais e informações na grande rede. Já o FireDAC foi inserido no contexto Delphi na versão XE3 do IDE, após a aquisição do produto (AnyDAC, da DA-Soft) por parte da Embarcadero. Seu grande atrativo se reflete em sua conhecida excelência nas tratativas de acesso a dados, em pontos como performance e suporte a recursos específicos a diversos SGBDs. Em meio a comunidade, alguns se arriscam a dizer que “o FireDAC é tudo que o dbExpress sonhou em ser um dia”.

Considerações iniciais

Por envolver um cenário com uma abordagem mais prática, torna-se necessário o estabelecimento de alguns pontos iniciais. O primeiro deles diz respeito à versão do IDE a ser utilizada. Para o trabalho atual, a versão escolhida é a XE4. Já olhando especificamente para a parte de banco de dados, o SGBD abordado será o Firebird (versão 2.5), por se tratar de uma opção gratuita e em razão de sua popularidade em meio à comunidade Delphi.

Por fim, em se tratando do UniDAC, o artigo se baseia em sua versão 5.0, a mais recente até o momento da escrita deste texto. No site oficial do produto (ver seção Links), esta é nominalmente apresentada como “UniDAC 5.0 for RAD Studio XE4”.

O processo de instalação do UniDAC é tão natural quanto de qualquer outro aplicativo Windows, provido por um Wizard que envolve os tradicionais passos “Next-Next-Finish”. Dessa forma, neste primeiro momento, não se faz necessária nenhuma observação adicional. Apenas como forma de ilustrar a instalação em si, a Figura 1 mostra a etapa inicial do processo. Na imagem, é possível ver então os detalhes da versão (5.0.2) e edição (Trial Edition) utilizadas do produto.

Figura 1. Tela inicial de instalação do UniDAC

Conforme já mencionado, o UniDAC é um produto comercial (pago), no entanto, assim como a maioria dos softwares comerciais, ele provê uma versão gratuita experimental – as já famosas edições Trial – que permitem um acesso irrestrito ao produto durante determinado período, comumente de 30 dias. No caso do UniDAC, esse período é um pouco maior (60 dias), conforme mostra a "

[...] continue lendo...
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados