Introdução ao Windows Workflow Foundation 4.0

Veja neste artigo uma introdução ao WWF 4.0 e um passo a passo do processo de criação de aplicativos utilizando Windows Workflow Foundation 4.0.

Neste artigo abordaremos o Windows Workflow Foundation (WWF) da versão 4.0, encontrada no Visual Studio 2010. Portanto vale ressaltar que o WWF 4.0 não é compatível com as versão anteriores do Framework, sendo assim, as Activities e Services do WWF 4.0 não são compatíveis ​​com as versões anteriores

Um workflow é uma série de etapas de programação. Cada etapa é modelada em workflow como uma atividade.

Hoje em dia, há um número crescente de programas que utilizam Windows Workflow Foundation como solução técnica chave para a execução informatizada dos processos de negócios das empresas e clientes em geral.

Um componente fundamental de um projeto de Workflow é o uso de extensões para configurar o ambiente em que as atividades de Workflow irão operar. O .Net Framework oferece uma biblioteca de atividades e permite aos analistas criarem atividades personalizadas como funcionalidades adicionais.

O Workflow Designer é construído usando o Windows Presentation Foundation (WPF) o que melhora a experiência de designer das Activities e melhora o desempenho para Workflows grandes e complexos.

Alguns dos principais critérios para utilização de Workflow são listados abaixo:

As Activities podem ser criadas visualmente em Workflows usando o Workflow Designer, uma interface de design que funciona dentro do Visual Studio. O designer também pode ser hospedado em outras aplicações.

Encapsular as funcionalidades de um programa em Activities permite ao desenvolvedor criar aplicações mais gerenciáveis, pois cada componente da execução pode ser desenvolvido como um objeto da Common Language Runtime cuja execução será gerida pelo Runtime do Workflow.

Veja abaixo uma figura Ilustrativa que demonstra visualmente como a tecnologia WWF 4.0 está posicionada no .Net Framework 4.0:


Figura 1: WWF no .Net

Veja o leitor que o WWF se encontra na caixa “Services”, juntamente com outras tecnologias.

O WWF possui um poderoso “engine”, que provê as seguintes funcionalidades:

Como dito anteriormente, as versões do WWF do .Net não são compatíveis. Algumas das diferenças entre WWF 3.5 e 4.0 são os seguintes:

O propósito deste artigo é servir de iniciação aos desenvolvedores que estão iniciando o processo de aprendizagem desta tecnologia, portanto criaremos dois programas bastante simples, sendo o primeiro o famoso “HelloWorld”.

Inicie o Visual Studio 2010, crie um novo projeto do tipo Workflow Console Application e o nomeie como HelloWorld.


Figura 2: Criando o Projeto

O Visual Studio gera um arquivo Program.cs e arquivo Workflow1.xaml que é usado pelo Console Application e o Workflow.


Figura 3: Demonstração dos arquivos criados

Abra o arquivo Workflow1.xaml, perceba que ele está vazio. Arraste uma atividade WriteLine:


Figura 4: Adicionando a atividade WriteLine

Agora vá à aba “Propriedades” do objeto “WriteLine”e insira os seguintes valores nas propriedades DisplayName e Text:


Figura 5: Preenchendo as propriedades

Agora abra o arquivo program.cs e faça a seguinte codificação:

Listagem 1: Verificando a chamada padrão do Workflow criado

class Program { static void Main(string[] args) { WorkflowInvoker.Invoke(new Workflow1()); Console.WriteLine("Pressione uma tecla para sair"); Console.ReadLine(); } }

Agora rode a aplicação e você terá o seguinte output:


Figura 6: Output da aplicação

Com isso finalizamos nosso artigo de introdução ao WWF 4.0, onde vimos um pouco de teoria e criamos o nosso primeiro projeto de WWF. Agora que começamos a nos habituar com o “jeitão” do WWF 4.0 podemos nos aprofundar um pouco mais nos conhecimentos dessa tecnologia.

Abraços.

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