Orientação a Objetos em .NET: uma abordagem completa

Veja nesse artigo os conceitos fundamentais sobre o paradigma de programação orientada a objetos.

Fique por dentro
Este artigo trata de fazer uma abordagem teórica e prática sobre os principais conceitos da POO (Programação Orientada a Objetos), explorando temas importantes como o encapsulamento, herança e polimorfismo. O leitor terá a oportunidade de conhecer os paradigmas de programação que antecederam o principal paradigma usado atualmente, o paradigma da programação orientação a objetos.

Este artigo também fala a respeito do surgimento da orientação a objetos, desde o processo de abstração até o entendimento do objeto e suas características como a identidade, propriedades, estado e comportamento, para que seja possível mostrar ao leitor uma base inicial da orientação a objetos antes de mostrar exemplos práticos dos principais recursos da POO com a linguagem de programação C#.

Esse artigo abordará assuntos importantes a respeito da programação orientada a objetos. Aqui serão apresentados ao leitor os conceitos introdutórios à orientação a objetos, como o conceito de objetos e suas representações gráficas através dos diagramas da UML, chegando até a prática propriamente dita, onde iremos mostrar exemplos de como pôr em prática os conceitos da OO com a linguagem de programação C#.

Veremos como utilizar os conceitos de encapsulamento, herança, polimorfismo, dentre outros assuntos inerentes.

Os paradigmas das linguagens de programação

Antes de entrarmos no mundo da programação orientada a objetos, precisamos conhecer um pouco sobre os paradigmas das linguagens de programação de computadores, paradigmas estes que até os tempos atuais ainda dividem espaço junto à comunidade desenvolvedora de software, buscando a resolução de problemas no mundo real, criando soluções para os problemas de forma computadorizada, através do produto de software.

Antes da programação do software, o problema a ser resolvido deve ser analisado e transformado em uma documentação contendo aspectos fundamentais ao domínio do negócio e de sua solução, documentação esta que posteriormente servirá como base para desenvolver o produto de software, ou sistema computacional, que tenha como objetivo principal a resolução do problema central e assim possa cumprir com seu papel, atendendo a todas as necessidades a que se propõe.

Mas a final, o que é o tal paradigma? Podemos conceituar um paradigma como sendo uma visão, ou um ponto de vista, do mundo real (da realidade em que vivemos) e a forma de atuação sobre tal concepção. Resumindo, é a forma como o analista e o programador lidam com um determinado problema na busca de uma solução em forma de sistema de software.

Os paradigmas são classificados em imperativo, estruturado, funcional, lógico e orientado a objetos. Cada qual possui seus conceitos e métodos de como abordar um determinado problema do mundo real para elaborar e propor uma solução para o mesmo.

Há seguir conheceremos um pouco sobre os paradigmas das linguagens de programação:

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