Os livros da ITIL: Governança de TI -Parte 3

Neste artigo iniciamos um estudo sobre Governança de TI

... Continuando Estudo sobre Governança de TI nas Organizações

Os livros da ITIL

Conforme estudado até o momento, a ITIL, contem uma biblioteca de livros que nos ajudará a implementar uma gestão confiável, baseada em boas e melhores práticas então são esses livros abaixo:

1-Estratégia

2-Desenho do Serviço

3-Transição do Serviço

4-Operação do Serviço

5-Melhoria Continuada

 

São esses os 5 livros mais importantes da ITIL, segundo a sua própria definição, dada pela mantenedora OGC, que detém  os direitos da ITIL no mundo.

Outros dois livros são também importantes, para aqueles que querem certificar-se na ITIL, são eles:

1-Introdução ao Ciclo de vida

2-Outros através do portal http://www.bestpracticelive.com/tsobpllive/t/signin

 

Por que escolher a ITIL?

A motivação por trás do desenvolvimento do ITIL vem do reconhecimento de que, a cada dia, as organizações estão tornando-se cada vez mais dependentes de TI para atender seus objetivos corporativos e atingir as necessidades de seus negócios. O aumento desta dependência leva a crescentes necessidades de serviços de TI de alta qualidade. Neste contexto qualidade significa combinar as necessidades do negócio com os requisitos dos usuários conforme estes evoluem.

 

        O ITIL constitui-se de boas práticas para a prestação ser serviços em TI, constitui uma maneira perfeita(ou quase próxima a perfeição) de como deve ser feito alinhamento da TI ao negócio de nossos clientes/ usuários e stakeholders(pessoas envolvidas nos processos ou projeto). Possuem embasamento de melhores práticas que com o tempo se tornam as boas práticas e que por fim podem tornar-se padrões de atividades em um grupo, papel ou organização.

Com os livros da ITIL, podemos compreender que o ciclo de vida, é de suam importância não somente para projetos, sistemas, prestadores de serviços de TI, mas como pode ser plenamente organizados em outros tipos de organizações que possuem atividades correlatas e até mesmo interagir com outros frameworks de gestão como PMI, ISSO, COBIT, em suma focado na Governança de TI.

 

ü Pontos relevantes:

ü É orientado a qualidade de serviço e ao negócio.

ü Tem adoção mercadológica, mundialmente aceita

ü É adaptável a qualquer tipo de organização, tamanho, faturamento ou processo.

ü É de domínio público.

ü É baseado em "Melhores Práticas" e “ Boas Prática”.

ü É orientado à qualidade

ü Alinha demandas: Negócio, Clientes, Usuários

ü Processos integrados e centralizados

ü Todos conhecem seus papéis e responsabilidades

ü Permite aprender através da experiência

ü Permite uso de métricas pontuais e factiveis                

 

Exemplos de Empresas que adotam ITILv3 nos últimos anos

(sendo que segundo a INFO, duas a cada 3 empresas adotaram a ITIL nos últimos 3 anos)

Fonte: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/052008/15052008-17.shl

IBM

UOL

CAST

Itau

JC

Entre outras...

Só pra grandes?

Não!, De modo algum, se fosse assim ,seria como dizer que organização e comprometimento com os resultados seriam características de poucos, e na verdade isso é uma meta para todos e ter que ser buscada incansavelmente. Todos os dias mais e mais empresas buscam seu espaço no mercado e sem uma organização como a ITIL nos remete, seria falhar e ficar correndo em círculos, sem sair do lugar.


Carlos Mazzi

Carlos@jcsistemas.com


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