Os livros da ITIL: Governança de TI -Parte 3
Neste artigo iniciamos um estudo sobre Governança de TI
... Continuando Estudo sobre Governança de TI nas Organizações
Os livros da ITIL
Conforme estudado até o momento, a ITIL, contem uma biblioteca de livros que nos ajudará a implementar uma gestão confiável, baseada em boas e melhores práticas então são esses livros abaixo:
1-Estratégia
2-Desenho do Serviço
3-Transição do Serviço
4-Operação do Serviço
5-Melhoria Continuada
São esses os 5 livros mais importantes da ITIL, segundo a sua própria definição, dada pela mantenedora OGC, que detém os direitos da ITIL no mundo.
Outros dois livros são também importantes, para aqueles que querem certificar-se na ITIL, são eles:
1-Introdução ao Ciclo de vida
2-Outros através do portal http://www.bestpracticelive.com/tsobpllive/t/signin
Por que escolher a ITIL?
A motivação por trás do desenvolvimento do ITIL vem do reconhecimento de que, a cada dia, as organizações estão tornando-se cada vez mais dependentes de TI para atender seus objetivos corporativos e atingir as necessidades de seus negócios. O aumento desta dependência leva a crescentes necessidades de serviços de TI de alta qualidade. Neste contexto qualidade significa combinar as necessidades do negócio com os requisitos dos usuários conforme estes evoluem.
O ITIL constitui-se de boas práticas para a prestação ser serviços em TI, constitui uma maneira perfeita(ou quase próxima a perfeição) de como deve ser feito alinhamento da TI ao negócio de nossos clientes/ usuários e stakeholders(pessoas envolvidas nos processos ou projeto). Possuem embasamento de melhores práticas que com o tempo se tornam as boas práticas e que por fim podem tornar-se padrões de atividades em um grupo, papel ou organização.
Com os livros da ITIL, podemos compreender que o ciclo de vida, é de suam importância não somente para projetos, sistemas, prestadores de serviços de TI, mas como pode ser plenamente organizados em outros tipos de organizações que possuem atividades correlatas e até mesmo interagir com outros frameworks de gestão como PMI, ISSO, COBIT, em suma focado na Governança de TI.
ü Pontos relevantes:
ü É orientado a qualidade de serviço e ao negócio.
ü Tem adoção mercadológica, mundialmente aceita
ü É adaptável a qualquer tipo de organização, tamanho, faturamento ou processo.
|
ü É de domínio público. |
|
ü É baseado em "Melhores Práticas" e “ Boas Prática”. |
|
ü É orientado à qualidade ü Alinha demandas: Negócio, Clientes, Usuários ü Processos integrados e centralizados ü Todos conhecem seus papéis e responsabilidades ü Permite aprender através da experiência ü Permite uso de métricas pontuais e factiveis |
Exemplos de Empresas que adotam ITILv3 nos últimos anos
(sendo que segundo a INFO, duas a cada 3 empresas adotaram a ITIL nos últimos 3 anos)
Fonte: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/052008/15052008-17.shl
IBM
UOL
CAST
Itau
JC
Entre outras...
Só pra grandes?
Não!, De modo algum, se fosse assim ,seria como dizer que organização e comprometimento com os resultados seriam características de poucos, e na verdade isso é uma meta para todos e ter que ser buscada incansavelmente. Todos os dias mais e mais empresas buscam seu espaço no mercado e sem uma organização como a ITIL nos remete, seria falhar e ficar correndo em círculos, sem sair do lugar.
Carlos Mazzi
Carlos@jcsistemas.com
Artigos relacionados
-
Artigo
-
Vídeo
-
Vídeo
-
DevCast
-
DevCast