... Continuando Estudo sobre Governança de TI nas Organizações

            Os livros da ITIL

                Conforme estudado até o momento, a ITIL, contem uma biblioteca de livros que nos ajudará a implementar uma gestão confiável, baseada em boas e melhores práticas então são esses livros abaixo:

1-      Estratégia

2-      Desenho do Serviço

3-      Transição do Serviço

4-      Operação do Serviço

5-      Melhoria Continuada

 

São esses os 5 livros mais importantes da ITIL, segundo a sua própria definição, dada pela mantenedora OGC, que detém  os direitos da ITIL no mundo.

Outros dois livros são também importantes, para aqueles que querem certificar-se na ITIL, são eles:

1-      Introdução ao Ciclo de vida

2-      Outros através do portal http://www.bestpracticelive.com/tsobpllive/t/signin

 

Por que escolher a ITIL?

A motivação por trás do desenvolvimento do ITIL vem do reconhecimento de que, a cada dia, as organizações estão tornando-se cada vez mais dependentes de TI para atender seus objetivos corporativos e atingir as necessidades de seus negócios. O aumento desta dependência leva a crescentes necessidades de serviços de TI de alta qualidade. Neste contexto qualidade significa combinar as necessidades do negócio com os requisitos dos usuários conforme estes evoluem.

 

        O ITIL constitui-se de boas práticas para a prestação ser serviços em TI, constitui uma maneira perfeita(ou quase próxima a perfeição) de como deve ser feito alinhamento da TI ao negócio de nossos clientes/ usuários e stakeholders(pessoas envolvidas nos processos ou projeto). Possuem embasamento de melhores práticas que com o tempo se tornam as boas práticas e que por fim podem tornar-se padrões de atividades em um grupo, papel ou organização.

         

          Com os livros da ITIL, podemos compreender que o ciclo de vida, é de suam importância não somente para projetos, sistemas, prestadores de serviços de TI, mas como pode ser plenamente organizados em outros tipos de organizações que possuem atividades correlatas e até mesmo interagir com outros frameworks de gestão como PMI, ISSO, COBIT, em suma focado na Governança de TI.

 

ü  Pontos relevantes:

ü  É orientado a qualidade de serviço e ao negócio.

ü  Tem adoção mercadológica, mundialmente aceita

ü  É adaptável a qualquer tipo de organização, tamanho, faturamento ou processo.

ü  É de domínio público.

ü  É baseado em "Melhores Práticas" e “ Boas Prática”.

ü  É orientado à qualidade

ü  Alinha demandas: Negócio, Clientes, Usuários

ü  Processos integrados e centralizados

ü  Todos conhecem seus papéis e responsabilidades

ü  Permite aprender através da experiência

ü  Permite uso de métricas pontuais e factiveis                

 

Exemplos de Empresas que adotam ITILv3 nos últimos anos

(sendo que segundo a INFO, duas a cada 3 empresas adotaram a ITIL nos últimos 3 anos)

Fonte: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/052008/15052008-17.shl

IBM

UOL

CAST

Itau

JC

Entre outras...

Só pra grandes?

Não!, De modo algum, se fosse assim ,seria como dizer que organização e comprometimento com os resultados seriam características de poucos, e na verdade isso é uma meta para todos e ter que ser buscada incansavelmente. Todos os dias mais e mais empresas buscam seu espaço no mercado e sem uma organização como a ITIL nos remete, seria falhar e ficar correndo em círculos, sem sair do lugar.


Carlos Mazzi

Carlos@jcsistemas.com