Patterns: Factory Method
Os padrões que agem como factory( fábrica ), são padrões criacionais que tem como principal meta, nos ajudar a reduzir o acoplamento entre as classes e nos ajudar a ter um software que seja mais leve de dar manutenção e evoluir. Veremos como utilizar e tirar benefícios deste patterns.
Veja o código de exemplo abaixo:
A implementação concreta:
O diagrama e os exemplos de código, ilustram claramente o padrão. Veja que a responsabilidade de instânciar o produto concreto é das classes que herdam da classe criadora, com isto temos um total desacoplamento, pois o factory method dispõe uma interface que cria um objeto, mais são as subclasses, que irão decidir qual classe concreta instânciar.
Com isso, você define a classe base que contém o factory method, as subclasses irão herdar dela, e terão a responsabilidade de decisão, sobre qual produto concreto irão instânciar; reduzindo o acoplamento e o custo de manutenção no software. No caso do exemplo, se o esportista mudar, basta apenas criar uma subclasse que crie este tipo concreto, mais a base se mantém a mesma. Veja abaixo a definição formal do padrão:
“O Factory Method define uma interface para criar um objeto, mais deixa que as subclasses decidamqula classe instânciar. O Factory Method permite a uma classe adiar a instânciação às subclasses.”
Bom Pessoal, ficamos por aqui e espero que tenha colaborado de alguma forma, para o crescimento profissional de vocês. Iremos seguir explicando os patterns, para que a opções de design de software sejam conhecidas, e você saibam quando e como utilizar para produzir um software, de melhor qualidade. Abraços e até a próxima.
Artigos relacionados
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo