Refatoração para Padrões – Parte 6 - Engenharia de Software 33
Aborda o tema refatoração para padrões com o objetivo de mostrar como o desenvolvedor pode usá-lo para melhorar o código-fonte de suas aplicações.
Refatoração para Padrões – Parte 1
Refatoração para Padrões – Parte 2
Refatoração para Padrões – Parte 3
Refatoração para Padrões – Parte 4
Refatoração para Padrões – Parte 5
Refatoração para Padrões – Parte 7
Refatoração para Padrões – Parte 8
Refatoração para Padrões – Parte 9
Refatoração para Padrões – Parte 10
Refatoração para Padrões – Parte 11
Refatoração para Padrões – Parte 12
Refatoração para Padrões – Parte 13
Aborda o tema refatoração para padrões com o objetivo de mostrar como o desenvolvedor pode usá-lo para melhorar o código-fonte de suas aplicações.
Para que serve
Para prover conhecimento ao desenvolvedor sobre refatoração para padrões e demonstrar através de um exemplo prático a aplicação da técnica de refatoração para padrões Mover Embelezamento para Decorator.
Em que situação o tema é útil
O tema se torna fundamental para desenvolvedores que já estão familiarizados com padrões de projeto e já os implementam em seus softwares e que querem saber mais sobre refatoração para padrões, conhecendo os benefícios que sua utilização traz.
Autores: Jacimar Fernandes Tavares e Marco Antônio Pereira Araújo
Quando se está criando o desenho de uma classe, o responsável por esta tarefa (projetista ou até mesmo o desenvolvedor, em alguns casos) costuma tomar alguns cuidados, dentre eles: definir classes que reflitam o negócio do cliente, criar métodos e atributos necessários ao contexto da classe e ainda tomar o devido cuidado para que uma classe não possua responsabilidade que deveria pertencer à outra classe.
Todos esses cuidados são válidos, mas ainda existe outro que muitas vezes passa despercebido em alguns casos, que está relacionado à questão do “embelezamento” de uma classe.
Classes consideradas embelezadas são aquelas que possuem diversas funcionalidades, além das funcionalidades básicas. Tais funcionalidades são escritas e usadas eventualmente, ou seja, não são funcionalidades que serão utilizadas a todo o momento. Conceitualmente não há problemas quando uma classe possui muitas funcionalidades (desde que as funcionalidades realmente pertençam a ela), mas isto dificulta a visualização do real objetivo da classe, visto que todo esse código de embelezamento pode atrapalhar a descoberta do real objetivo da classe, em uma análise posterior.
O padrão de projeto Decorator fornece um mecanismo que possibilita a criação de classes que carregarão consigo o código que embeleza a classe, onde cada decorador tem sua função. Dentro deste objetivo, que é o de criar decoradores para uma classe, está a refatoração para padrões Mover Embelezamento para Decorator, que será apresentada neste artigo. Contudo, para seu aprendizado, é necessária a prévia apresentação de técnicas de refatoração como Extrair Interface, Substituir Condicional por Polimorfismo, Substituir Enumeração por Subclasse, Criar um Método Padrão, Substituir Herança por Delegação e, por último, Remover Parâmetro (ver "
[...] continue lendo...Artigos relacionados
-
Artigo
-
Vídeo
-
Vídeo
-
DevCast
-
DevCast