[links] Refatoração para Padrões – Parte 1
Refatoração para Padrões – Parte 2
Refatoração para Padrões – Parte 3
Refatoração para Padrões – Parte 4
Refatoração para Padrões – Parte 5
Refatoração para Padrões – Parte 7
Refatoração para Padrões – Parte 8
Refatoração para Padrões – Parte 9
Refatoração para Padrões – Parte 10
Refatoração para Padrões – Parte 11
Refatoração para Padrões – Parte 12
Refatoração para Padrões – Parte 13[/links] [rotulo-curso/]

[lead]De que se trata o artigo

Aborda o tema refatoração para padrões com o objetivo de mostrar como o desenvolvedor pode usá-lo para melhorar o código-fonte de suas aplicações.

Para que serve

Para prover conhecimento ao desenvolvedor sobre refatoração para padrões e demonstrar através de um exemplo prático a aplicação da técnica de refatoração para padrões Mover Embelezamento para Decorator.

Em que situação o tema é útil

O tema se torna fundamental para desenvolvedores que já estão familiarizados com padrões de projeto e já os implementam em seus softwares e que querem saber mais sobre refatoração para padrões, conhecendo os benefícios que sua utilização traz.

Autores: Jacimar Fernandes Tavares e Marco Antônio Pereira Araújo [/lead]

Quando se está criando o desenho de uma classe, o responsável por esta tarefa (projetista ou até mesmo o desenvolvedor, em alguns casos) costuma tomar alguns cuidados, dentre eles: definir classes que reflitam o negócio do cliente, criar métodos e atributos necessários ao contexto da classe e ainda tomar o devido cuidado para que uma classe não possua responsabilidade que deveria pertencer à outra classe.

Todos esses cuidados são válidos, mas ainda existe outro que muitas vezes passa despercebido em alguns casos, que está relacionado à questão do “embelezamento” de uma classe.

Classes consideradas embelezadas são aquelas que possuem diversas funcionalidades, além das funcionalidades básicas. Tais funcionalidades são escritas e usadas eventualmente, ou seja, não são funcionalidades que serão utilizadas a todo o momento. Conceitualmente não há problemas quando uma classe possui muitas funcionalidades (desde que as funcionalidades realmente pertençam a ela), mas isto dificulta a visualização do real objetivo da classe, visto que todo esse código de embelezamento pode atrapalhar a descoberta do real objetivo da classe, em uma análise posterior.

O padrão de projeto Decorator fornece um mecanismo que possibilita a criação de classes que carregarão consigo o código que embeleza a classe, onde cada decorador tem sua função. Dentro deste objetivo, que é o de criar decoradores para uma classe, está a refatoração para padrões Mover Embelezamento para ...

Quer ler esse conteúdo completo? Seja um assinante e descubra as vantagens.
  • 473 Cursos
  • 10K Artigos
  • 100 DevCasts
  • 30 Projetos
  • 80 Guias
Tenha acesso completo