Artigo no estilo: Curso

De que se trata o artigo

Aborda o tema refatoração para padrões com o objetivo de mostrar como o desenvolvedor pode usá-lo para melhorar o código-fonte de suas aplicações.


Para que serve

Para prover conhecimento ao desenvolvedor sobre refatoração para padrões e demonstrar através de um exemplo prático a aplicação da técnica de refatoração para padrões Mover Embelezamento para Decorator.


Em que situação o tema é útil

O tema se torna fundamental para desenvolvedores que já estão familiarizados com padrões de projeto e já os implementam em seus softwares e que querem saber mais sobre refatoração para padrões, conhecendo os benefícios que sua utilização traz.

Autores: Jacimar Fernandes Tavares e Marco Antônio Pereira Araújo

Quando se está criando o desenho de uma classe, o responsável por esta tarefa (projetista ou até mesmo o desenvolvedor, em alguns casos) costuma tomar alguns cuidados, dentre eles: definir classes que reflitam o negócio do cliente, criar métodos e atributos necessários ao contexto da classe e ainda tomar o devido cuidado para que uma classe não possua responsabilidade que deveria pertencer à outra classe.

Todos esses cuidados são válidos, mas ainda existe outro que muitas vezes passa despercebido em alguns casos, que está relacionado à questão do “embelezamento” de uma classe.

Classes consideradas embelezadas são aquelas que possuem diversas funcionalidades, além das funcionalidades básicas. Tais funcionalidades são escritas e usadas eventualmente, ou seja, não são funcionalidades que serão utilizadas a todo o momento. Conceitualmente não há problemas quando uma classe possui muitas funcionalidades (desde que as funcionalidades realmente pertençam a ela), mas isto dificulta a visualização do real objetivo da classe, visto que todo esse código de embelezamento pode atrapalhar a descoberta do real objetivo da classe, em uma análise posterior.

O padrão de projeto Decorator fornece um mecanismo que possibilita a criação de classes que carregarão consigo o código que embeleza a classe, onde cada decorador tem sua função. Dentro deste objetivo, que é o de criar decoradores para uma classe, está a refatoração para padrões Mover Embelezamento para ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo