Scrum, XP e Manifesto Ágil: Como a agilidade lida com a complexidade

Este artigo traz uma reflexão sobre o que é ser ágil e introduz a complexidade como cerne da questão. Você terá contato com os principais alicerces das práticas ágeis mais conhecidas (Scrum, XP e Manifesto Ágil).

Quando pensamos em agilidade, logo nos passa pela cabeça o termo velocidade. Mas, ser ágil, segundo os valores e princípios do manifesto ágil, é ter flexibilidade e capacidades de adaptação, replanejamento e absorção de mudanças – não é entregar mais rápido. Vale aqui uma observação: uma coisa é fazer entregas rápidas (curtas) e pequenas para colher feedback o quanto antes e incrementar o produto.

Outra coisa é dispor de uma lista de requisitos a serem codificados, sendo que o time de desenvolvimento tem a obrigação de fazê-lo num tempo pré-determinado e sem a possibilidade de negociação de escopo. Isso não é agilidade.

Para sermos ágeis (de verdade!) é preciso considerar a complexidade como uma importantíssima variável. Por falar em complexidade, não podemos deixar de citar Edgar Morin, um dos principais pensadores da atualidade e idealizador da Teoria da Complexidade (um combinado de Teoria Geral dos Sistemas, Teoria do Caos, Teoria das Restrições, Teoria dos Jogos, dentre outras).

Morin afirma que o cenário atual das relações pessoais e profissionais precisa invariavelmente considerar não só a pluralidade de visões – já defendida anteriormente na Teoria Geral dos Sistemas –, mas também o erro e a imprevisibilidade como questões naturais do sistema. Ou seja, o objetivo da gestão não deve ser ordenar um contexto complexo, mas sim manter o sistema em certo nível de “desordem” (complexidade), para que ele possa contemplar as variações (mudanças) decorrentes das interações e do ambiente. Por exemplo, mapear detalhadamente todos os passos de um projeto e/ou definir exatamente as linhas de comando a serem implementadas pelo time de desenvolvimento não se faz necessário em contextos complexos, pois o nível de imprevisibilidade é alto e o esforço para se ter controle sobre os passos acaba não sendo eficiente.

Devemos propor a solução certa para o problema certo ou a oportunidade certa. Questões complexas são resolvidas com soluções do tipo complexo – onde não se tem alto grau de previsibilidade. No exemplo citado, a ideia é considerar que algo definido na fase de planejamento será redefinido – se necessário – durante o andamento do projeto, ou seja, há um planejamento que não é fechado ao ponto de não contemplar mudanças de rumo, mas sim aberto para acolher as variações que surgem com base nas interações, na experimentação, no ambiente, etc." [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados