Siglas : Framework.Net

Veja neste artigo algumas siglas do Framework.Net para conhecimento.

Sopa de letrinhas do Framework.Net

No desenvolvimento .Net escutamos uma porção de siglas que muitas vezes nem sabemos o que se trata, isso acontece porque estamos acostumado a colocar a mão na massa e não se preocupar em entender o nome daquilo que estamos acostumado a usar.

Então abaixo segue algumas siglas para conhecimento

MSIL - Microsoft Intermediate Language

O MSIL ou também conhecido como IL, é responsável por converter código MSIL para código nativo Just-in-Time, e é uma linguagem intermediaria, mas o que isso quer dizer, qualquer linguagem que você ira utilizar para programar em .Net tudo termina em MSIL, e ai sim o framework trata essa linguagem, mas para um linguagem se tornar .Net ela não precisa somente gerar código MSIL ou IL ela precisa ter algumas regrinhas como ter as especificações CLS e CTS.

CLR –Common Language Runtine

Para que seja possível criar as aplicações .Net, oferecer um ambiente confiável, suportar a varias linguagens, alem de gerenciar o ambiente. O CLR possui alguns recursos como.

Garbage Collector(GC) – Gerencia o tempo de vida de vida dos objetos automaticamente;;

Exception manager – Trata as exceções de maneira estruturada, combinado com o Structured Exception Handling(SEH)

Debug engine – Realiza a depuração da aplicação e o rastreamento da execução do código;

Class loader- Responsável por gerenciar o carregamento e layout das classes, alem de metadados;

Code manager- Responsável por gerenciar a execução do código;

Thread support – Proporciona uma programação multiencadeada por meio de um conjunto de classes e interfaces

O CLR ira interpretar a linguagem intermediaria e gerar a linguagem de maquina

CTS – Common Type System

Com a finalidade de tornar a linguagem  .Net tudo integrado, a Microsoft criou a especificação dos tipos, chamada Common Type System, ela descreve como os tipos são definidos e como eles se comportam. Ela é um item necessário para que uma linguagem se torna .Net

Esses tipo s se compartilham em qualquer tipo .Net, como isso você pode criar um componente em Visual Basic.Net e utilizar em qualquer outra linguagem .Net como por exemplo C#.

O CTS especifica a visibilidade dos tipos como, por exemplo,private, protected, internal, internal protected e public, no C#.

Outro ponto importante se tratando do CTS é que todo os tipos herdam de System.Object.

CLS – Common Language Specification

O CLS especifica um conjunto mínimo de recursos que uma linguagem deve adotar para gerar código a CLR (Common Language Runtime). A CLS faz a integração entre as linguagens, graças a informações de metadados, assim o CLR, consegue interpretar corretamente o código MSIL.

FCL- Framework Class Library

A FCL é um framework que te fornece recurso para que você possa criar suas aplicações .Net, como Coleções, Configuração, Globalização, Segurança, entre outras

BCL (Base Classe Library)

A Microsoft reuniu em Namespaces rotinas de uso frequente, como acesso a disco, gerenciamento de memória, uso de sockets, envio de e-mail, Debug e muitos outras recursos. Para a utilização dos mesmos a Microsoft chamou de Bibliotecas Base.

CAS –Code Acces Security

O CAS, concede a segurança a nível de código, com isso o CAS determina que não somente os usuários terá permissão para fazer algo e sim o código também

GAC Globa Assembly Cache

O GAC é uma pasta onde os assemblys poderão ser compartilhada entre as aplicações

SCM –Service Control Manger

Para que um serviço posso executar uma aplicação Windows Services, ele precisa de um ambiente, para que o mesmo posso executar com segurança, é ai que entra o SCM. O SCM interagi com o Windows Services, podendo executar comando,como inicializar e ou parar.

 

Bom pessoal essa artigo tratou de algumas siglas do Framework, alguns já trabalhamos e não sabemos o nome.

Espero que tenham gostado e até a próxima

http://www.nandosilva.com

Artigos relacionados