Soft Skills no desenvolvimento de software

Esse artigo aborda a relação que existe entre a aplicação de habilidades interpessoais com a produtividade e satisfação de uma equipe de projetos.

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Soft Skills são as habilidades interpessoais que regem nossa interação com outros. Por exemplo, saber ouvir e compreender outra pessoa são exemplos de soft skills, e motivar através disso é um resultado positivo da aplicação destes conceitos. É muito importante que os líderes saibam disso e usem extensivamente em sua rotina de trabalho, pois é papel deles manter a equipe motivada e engajada para obter o máximo de resultado possível. Esse artigo aborda a relação que existe entre a aplicação de habilidades interpessoais com a produtividade e satisfação de uma equipe de projetos. Explica o que são essas habilidades, sua relação com a parte técnica do trabalho e como fazer para motivar e inspirar os membros de um time a fazerem seu melhor. O tema é útil para todos que trabalham em conjunto e, mais especificamente, gerenciam equipes. É muito importante saber como lidar com pessoas, como motivar e como resolver conflitos pessoais e interpessoais. O conhecimento e uso de soft skills ajuda muito a fazer isso e tem, potencialmente, a capacidade de aumentar a satisfação e rendimento do trabalho.

O gerenciamento de projetos surgiu como uma resposta à necessidade das organizações em gerir seus processos da melhor maneira possível, maximizando resultados e minimizando custos e riscos. Em seu início, o foco maior era no processo em si, nos prazos e no planejamento do que deveria ser feito. Contudo, com o advento das metodologias ágeis (SCRUM, XP entre outras), o foco passou do processo para o funcionário, da rigidez na entrega e na cobrança para a compreensão e motivação do indivíduo para que entregue o resultado esperado.

As habilidades necessárias para o gerenciamento de projetos são, agora, comumente divididas 50/50 entre os tradicionais hard skills, tais como gerenciamento de riscos e gerenciamento de prazos, e soft skills, habilidades orientadas a pessoas, como as habilidades interpessoais. Isso reflete o cenário atual de gestão no qual é tão importante que o gerente conheça sua equipe, o que a motiva e quais dificuldades encontram, quanto que conheça os riscos inerentes aos seus processos, os prazos e os custos envolvidos em cada projeto que gerencia.

Portanto, é pertinente citar que hoje em dia é ideal que haja conhecimento do gerente, ainda que inconsciente, sobre como lidar com seu pessoal, sobre como entender e como trabalhar os pontos fortes e fracos de cada um. A esse conjunto de habilidades, de percepções, damos o nome de soft skills. No novo contexto ágil do mercado, a liderança e um perfil adequado a ela se tornaram essencial para o sucesso de projetos e para o aumento na produtividade das equipes. Como será visto na segunda seção deste artigo, a proximidade de um gerente com a equipe e seu nível de compreensão influencia diretamente na satisfação destes em trabalharem e na vontade que possuem de executar um trabalho de qualidade.

Esse artigo propõe um estudo e reflexão sobre o que definimos como soft skills ou habilidades cognitivas, que são habilidades interpessoais necessárias a todos que trabalham com liderança de pessoas e gestão de equipes. Mais especificamente, aborda quais são e porque se faz necessário que todo gestor, independente da área em que atua, saiba como usá-las. Além disso, discorre sobre os benefícios do ponto de vista produtivo e de satisfação das equipes que são gerenciadas por pessoas que fazem uso desse tipo de habilidade." [...] continue lendo...

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