Trabalhando com Interfaces em .NET - Revista Easy .Net Magazine 28

Neste artigo vamos explorar o uso de interfaces no .NET, explicando os principais conceitos à cerca da mesma e demonstrando através de um exemplo prático como podemos obter maior reuso e desacoplamento em nossos projetos com o uso deste recurso.

Artigo do tipo Tutorial
Recursos especiais neste artigo:
Contém nota Quickupdate, Conteúdo sobre boas práticas.
Trabalhando com Interfaces em .NET
Neste artigo vamos explorar o uso de interfaces no .NET, explicando os principais conceitos à cerca da mesma e demonstrando através de um exemplo prático como podemos obter maior reuso e desacoplamento em nossos projetos com o uso deste recurso.O uso de interfaces é fundamental para conseguirmos aumentar a abstração de nossas aplicações e reduzir o acoplamento de nosso código, sendo este recurso fundamental para a compreensão de padrões de projeto e diversos outros conceitos importantes de engenharia de software.

Em que situação o tema é útil
Através do uso de interfaces podemos abstrair detalhes concretos deixando a aplicação mais independente destas implementações e com uma manutenção mais fácil, desta forma, os conceitos apresentados aqui são úteis no desenvolvimento de qualquer software orientado a objetos, além de ajudar o leitor a compreender melhor alguns frameworks disponíveis no mercado e algumas funcionalidades do próprio .NET.

A orientação a objetos dispõe de recursos que nos permitem aumentar a abstração de nossas aplicações, reduzindo o acoplamento e aumentando o reuso da mesma, tornando nossos códigos mais legíveis, aderentes ao mundo real e mais fáceis de manter.

Um dos principais recursos da orientação a objetos para isso são as Interfaces, sendo esta fundamental para abstração de nossos aplicativos.

Quando falamos em interface logo nos vêm à cabeça o conceito de interface com o usuário, nos remetendo às telas de nossa aplicação. Pois bem, as telas de nossa aplicação não deixam de ser uma interface de comunicação com o usuário final, mas não é deste tipo de interface que estamos falando aqui.

Neste artigo veremos o conceito da estrutura chamada Interface, que visa abstrair comportamentos comuns a diversos objetos de forma que nossa aplicação possa fazer referência à estes comportamentos e não aos objetos concretos em si.

Classe x Interface

A primeira coisa que precisamos ter em mente é a diferença entre uma classe e uma interface. Ambos representam tipos de dados, porém uma classe representa uma estrutura de um objeto contendo estado e comportamento, ou seja, propriedades e métodos.

Uma classe, ao ser instanciada, dá origem a um objeto em memória contendo todas as características do tipo da mesma. Ou seja, se tivermos uma classe ContaCorrente, que possui atributos como Juros e LimiteChequeEspecial, além da implementação de um método chamado AplicarJurosChequeEspecial, ao instanciarmos um objeto deste tipo, este objeto poderá armazenar estes atributos e executar este método.

Já uma interface não pode ser instanciada, visto que ela não possui implementação, servindo apenas para abstrair o comportamento de um determinado objeto. Sendo assim, não podemos invocar o operador new em uma interface."

[...] continue lendo...
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados