Tratando de segurança na Engenharia Social

Este artigo fala sobre algumas técnicas usadas na engenharia social para roubar informações sigilosas de uma organização, comprometendo a segurança da informação e da organização.

A informação pode ser um ativo de extremo valor e a segurança da mesma é algo que as empresas almejam.

Segurança da informação utiliza controles físicos, tecnológicos e humanos personalizados, que proporcionem a redução e administração dos riscos, conduzindo a empresa a atingir o nível de segurança apropriado ao seu negócio, de acordo com Manoel (2014). A segurança abrange diversas áreas e cada uma delas com seus próprios riscos, controles aplicáveis e soluções de segurança que podem minimizar o nível de exposição ao qual a empresa está sujeita com o objetivo de garantir segurança para o seu principal patrimônio que é a informação, (MAIA, 2013).

Organizações e entidades do governo investem bastante em segurança por meio de novas tecnologias: antivírus, firewall, proxy, sistemas para detectar intrusão, autenticação por biometria, entre outros. Esse investimento sai caro e pode ser completamente inútil se os funcionários que trabalham com essas tecnologias não forem treinados adequadamente.

Figura 1. Os três pilares de um sistema de informação, o alvo do engenheiro social.

O alvo do engenheiro social são as informações, e as mesmas estão contidas nas organizações e nos sistemas de informação. Quem manipula as informações e os sistemas das empresas são pessoas, por esse motivo o ataque é feito em cima delas.

O que é Engenharia Social

De acordo com Cipoli (2012), engenharia social são práticas utilizadas para obter ingresso às informações importantes ou sigilosas em empresas ou sistemas por meio do engano ou exploração da confiança das pessoas. Para isso, o explorador pode se passar outra pessoa, assumir uma personalidade diferente, fingindo ser um profissional de certa área, dentre outras formas. É uma maneira de entrar nas empresas sem a necessitam da força bruta ou de erros em máquinas aproveitando da ingenuidade, credo, despreparo técnico e emocional, ou até mesmo confiança que as pessoas têm umas nas outras.

Por que atacar pessoas e não o sistema:

Engenharia social entende-se a inabilidade das pessoas de se manterem atualizadas com diversas questões referentes a tecnologia da informação, apesar de não estarem cientes do valor da informática que eles exercem e, portanto, não tem preocupação em proteger essa informação. É importante frisar que, a engenharia social é aplicada em várias áreas da segurança da informação independente de sistemas computacionais, software e ou plataforma usada, e sabe-se que o elemento mais suscetível a falhas é o ser humano e não o sistema em si.

Para Cipoli (2012), as técnicas que os engenheiros sociais usam, consistem em obter informações confidenciais enganando os usuários de um certo sistema por meio de identificações falsas, aquisição de carisma e confiança da vítima. Um ataque de engenharia social pode utilizar de todos os meios de comunicação tendo-se destaque para ligações telefônicas, conversas diretas com a vítima, telegramas, e-mail e internet.

A seguir vemos algumas técnicas de Engenharia Social:

Figura 2. Exemplo comum de Phishing.
Figura 3. Phishing correspondência da Receita Federal.
TIPOS DE PHISHINGS MAIS UTILIZADOS
ASSUNTO CORPO DA MENSAGEM
Cartões virtuais UOL, Voxcards, Musical Cards, etc.
SERASA e SPC Débitos e restrições
Governo CPF/CNPJ cancelados, problemas com imposto de renda ou eleições
Celebridades, fatos da mídia Fotos e vídeos

Relacionamentos

Traição, convites para relacionamentos
Empresas de telefonia Débitos, bloqueio, serviços
Antivírus Atualizações
Lojas virtuai Pedidos, débitos
Negócios Solicitações de orçamentos, recibos
Promoções

Vários

Programas Novidades, ofertas
Tabela 1.Tipos mais comuns de phishings utilizados.

A característica mas marcante de um engenheiro social é a sua boa aparência, bem apresentável, observador, fala bem, tem carisma e assim faz sua vítima entregar a informação voluntariamente.

A Engenharia Social tem como objetivo ganhar dinheiro roubando ou vendendo dados das vítimas, espionagem industrial, satisfação pessoal, por prazer.

Os principais tipos de engenheiros podem ser encontrados na Tabela 2.

TIPOS DE ENGENHEIROS SOCIAIS
Estudantes Olhar e-mails das pessoas por hobby
Crachers / Hackers Verificar sistemas de segurança, roubar informações
Representantes comerciais Descobrir cadastros dos clientes, preços das mercadorias
Executivos Saber os planos estratégicos de seu concorrente
Ex-funcionário Sabotar a empresa por vingança
Contadores / Administradores Roubar as finanças da empresa
Corretores de valores Alterar dados para obter lucro com valores de ações
Enganadores Conseguir informações contendo senhas e número de cartões
Stalkeador(espião)

Sabotar planos militares

Terroristas Encandear pânico pela rede e furtar dados para futuros ataques
Tabela 2.Tipos engenheiro social.

Para evitar a engenharia social dentro das empresas, as seguintes instruções devem ser seguidas por todos:

Mendes (2004) afirma que, engenharia social pode ser evitada ao seguir algumas medidas como: educação e treinamento, conscientizando as pessoas sobre o valor da informação que elas possuem e modificam, seja ela de uso pessoal ou empresarial. Tendo um respaldo com a segurança física permitindo acesso nas dependências da empresa apenas às pessoas autorizadas, realizando o monitoramento de entrada e saída da empresa. Outro ponto importante seria ter uma política de segurança onde, se estabelece procedimentos que eliminem qualquer troca de senhas, criar senhas de difícil descobertas, entre outras. E por último deve-se ter um controle de aceso como mecanismos para esse fim dando poucos privilégios a usuários com a finalidade de que estes possam realizar suas tarefas. O controle de acesso pode também evitar que usuários sem devida permissão possam criar/remover/alterar contas e instalar softwares prejudiciais a organização.

Para se defender contra ameaças da engenharia social desenvolva uma estrutura de gerenciamento de segurança composta por três etapas:

Como criar uma estrutura para gerenciar a segurança

Uma estrutura de gerenciamento de segurança mostra uma visão geral das possibilidades de ameaças da engenharia social à empresa e guarda funções nomeadas responsáveis pelo desenvolvimento de diretivas e procedimentos para minimizar as ameaças. Boa prática seria ter um grupo de pessoas que assuma as principais responsabilidades pelas seguintes funções de segurança:

Modelo em camadas para prevenção

Não exite uma maneira totalmente eficaz, mas sabemos que a engenharia social age por níveis, então o modo de precaver deverá ser na defesa da profundidade de cada nível.

O modelo em camadas dessa defesa caracteriza soluções de segurança contra possíveis ataques, existem alguns pontos fracos que os engenheiros sociais podem usar para a tentativa de ataques no ambiente computacional.

Diretivas, procedimentos e conscientização: regras, normas para gerenciamento das áreas de segurança, e um programa de edução para deixar os funcionários cientes das regras.

Segurança física: é claro que para se ter uma quantidade de funcionários deste nível a empresa deverá ser de grande porte. Vale ressaltar que a informação da empresa pode ser o seu bem mais valioso, e a violação da mesma pode levar a empresa a falência.

Funcionário conscientizados e bem instruído é o maior passo para a segurança da sua empresa.

Dados:os dados da organização como, detalhes de contas, correspondência entre outros. É necessário se ter uma prevenção, incluir no planejamento de segurança, tanto informações em papel ( informação impressa), quanto no formato eletrônico.

Programas/Software: é necessário avaliar como os crackers na engenharia social podem adulterar os aplicativos, como e-mail ou mensagens instantâneas, utilizadas pelos usuários.

Host: para garantir a segurança dos usuário contra ataques diretos em seus computadores, é necessário definir orientações sobre os aplicativos utilizados na empresa, como realizar o gerenciamento de segurança, como por exemplo: identificação de usuários e senhas, (host são computadores e servidores usados na empresa).

Rede interna: é o canal por onde os computadores da empresa se comunicam. A mesma pode ser local, sem fio ou de longa distância (WAN). A rede interna não se limita apenas nas dependências das empresas mais, houve um aumento na popularização do trabalho em casa , nos celulares, notebooks, entre outros. Com isso se torna essencial que o usuário compreenda as formas de se trabalhar com segurança em qualquer ambiente de rede.

O ponto de contato entre as redes internas e redes externas: (perímetro), os engenheiros sociais tentam infringir o perímetro para dar início ao ataques sobre os dados, programas e host por meio da rede interna. Isso pode através da internet ou redes que pertenças a parceiros da organização.

Figura 4. Modelo de segurança de reguardo de profundidade.

Esse modelo não é específico contra projeção da engenharia social, mas cada uma dessas camadas deve contar com defesas contra a engenharia social. Quando se é projetado defesas, o modelo de defesa em profundidade ajuda a visualizar as possíveis ameaças da organização.

Desenvolver uma PSI para empresa

Estabelecer diretrizes que permitam aos colaboradores e clientes da empresa, seguirem os padrões de comportamento relacionados à segurança da informação adequados às necessidades de negócio e de proteção legal da empresa e do indivíduo. Dar definição de normas e procedimentos específicos de segurança da informação, bem como a concretização de controles e processos para seu atendimento. Preservar as informações da organização quanto à:

As diretrizes estabelecidas deverão ser cumpridas por todos os colaboradores em geral, ou seja, aplicando- se a mesma regra para os prestadores de serviço e deve abranger as informações em qualquer ambiente da organização e suporte.

A engenharia social é uma técnica que explora as fraquezas humanas e sociais, em vez de explorar a tecnologia, pelo fato de encontrar várias vulnerabilidades no mesmo. Com várias técnicas e astúcias o engenheiros sociais podem conseguir roubar dados de grande valor para a empresa, podendo levar a mesma até a ruína, dependendo da informação que for roubada.

Como o foco é o ser humano, a empresa necessita cada vez mais investir além da segura física e lógica em: treinamentos, tipos deconscientizaçõespara cada um de seus funcionários, procedimentos a seremseguidos, fazer uso de senhas fortes, entre outros.

A melhor maneira de se ver longe dos ataques da engenharia social éprevenindo-se, pois esse tipo de ataque pode acontecer com qualquer um.

Bibliografia
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados