Twitter no ASP.NET: Listando tweets do usuário

Veja neste artigo como integrar sua aplicação ASP.NET com o Twitter, listando os tweets de um usuário através de seu RSS.

Nesse artigo vamos aprender como é simples fazer uma integração com o Twitter usando o ASP.NET, sem precisar plug-ins de terceiros. Não é novidade que o Twitter é uns dos maiores servidores de microblogging, com essa poderosa ferramenta você poderá de forma automática publicar as mensagem do Twitter no seu site.

Primeiramente vamos iniciar o Visual Studio e criar um novo projeto Web Application ou Web Site. Nesse exemplo estou utilizando WebApplication usando a versão do .NET Framework 3.5.

Figura 1: Criação do projeto

Depois de criar o novo projeto e definir o framework, entre na página Default.aspx no modo Designer e escreva dentro da Div o título “Noticias”. Arraste um componente BulletedList localizado na aba “Standard”.

Figura 2: Design da página

Agora acesse o código C# (code behind) da página Default.aspx abrindo o arquivo Default.aspx.cs, ou pressione a tecla de atalho “F7” no designer. Agora adicione o seguinte código:

Listagem 1: Code behind da página Default.aspx

using System; using System.Collections.Generic; using System.Linq; using System.Web; using System.Web.UI; using System.Web.UI.WebControls; using System.Xml; publicpartial class _Default : System.Web.UI.Page { protected void Page_Load(objectsender, EventArgs e) { XmlDocument doc = newXmlDocument(); /* No lugar radio do ceu bastacolocar o seu usuario */ doc.Load("http://twitter.com/statuses/user_timeline/radiodoceu.rss"); /*Seleciona o campo do XML nesse casoapenas estou pegando o campo //title*/ XmlNodeList No = doc.SelectNodes("//title"); /*Aqui estou lendo as 10 primeiras mensagens do XML*/ for (int i = 0; i <10; i++) { BulletedList1.Items.Add(No.Item(i).InnerText); } } } Agora basta salvar e testar sua aplicação. Caso você queira personalizar a sua aplicação, você pode usar o CSS, lembrando que o componente BulletedList usado é uma lista.

Listagem 2: Exemplo de css

.twitter li {text-decoration:none;color:#d67200;background-color:transparent;} .twitter {list-style-image: url(images/twitter.gif)}

Figura 2: Resultado

Fazer integrações no seu site com mecanismo de redes sociais facilita as indexações de buscadores como o Google e nesse tutorial aprendemos como usar o Twitter com ASP.NET, utilizando apenas algumas linhas de códigos. Como meu velho amigo Ramon Durães fala: "Não tem que ser difícil.".

Artigos relacionados