Visão geral das certificações do Visual Studio 2012 e .NET Framework 4.5

Veja neste artigo uma descrição geral sobre as novas certificações voltadas ao desenvolvimento no Visual Studio 2012/.NET Framework 4.5, além de dicas sobre como se preparar para a realização destes exames.

É de conhecimento de todos que grandes fornecedoras de soluções computacionais como Microsoft, Oracle, IBM e Cisco oferecem programas para a certificação em inúmeras tecnologias. Com tais iniciativas essas empresas procuram, em termos gerais, estabelecer parâmetros capazes de avaliar o nível real conhecimento de profissionais em um produto ou plataforma específicos.

Podem ser mencionados como fatores que atestam a importância das certificações na área de TI:

Por enfatizar a busca e a consequente assimilação de novos conhecimentos, a certificação em uma tecnologia exige de um profissional:

O planejamento para se conquistar uma certificação costuma envolver:

As novas certificações do Visual Studio 2012

O lançamento oficial da nova versão do Visual Studio no segundo semestre de 2012 trouxe uma série de novidades, tais como o suporte ao desenvolvimento de aplicações para o Windows 8 (através da nova interface conhecida como Metro), sites baseados em HTML 5, recursos visando uma maior produtividade no dia-a-dia dos programadores, dentre outras funcionalidades.

Como já acontecia com os releases anteriores, a partir da liberação do Visual Studio 2012 e do .NET Framework 4.5 a Microsoft disponibilizou novos exames de certificação, com estes últimos já contemplando os recursos da nova versão da plataforma .NET.

O link abaixo fornece uma visão geral sobre os novos exames:

http://www.microsoft.com/learning/en/us/certification/visual-studio-all.aspx

Basicamente, existem três caminhos possíveis para certificação e que resultam na obtenção do título de MCSD (Microsoft Certified Solutions Developer):

Na Figura 1 encontra-se uma representação esquemática destas certificações, estando detalhados ainda os exames que previstos pelas mesmas.


Figura 1: Novas certificações do Visual Studio 2012/.NET Framework 4.5 (Fonte: Microsoft)

Conforme é possível observar, as diferentes carreiras MCSD são formadas por três exames. No caso das certificações MCSD - “Windows Store Apps Using HTML5” e “MCSD - Web Applications”, o primeiro exame em ambas é o de código 70-480 (Programming in HTML5 with JavaScript and CSS3).

A Microsoft anunciou recentemente a possibilidade de realizar o exame 70-480 de maneira gratuita (até o final de Março/2013), bastando apenas informar um código promocional/voucher (“HTMLJMP”) durante o pagamento da inscrição no site da Prometric. Estando inclusive disponível em português, a prova é baseada no uso de construções em HTML5 e CSS3:

http://www.microsoft.com/learning/en/us/exam.aspx?id=70-480

Trata-se de uma excelente oportunidade, existindo inclusive um treinamento que pode auxiliar nos estudos para esta prova dentro da Microsoft Virtual Academy:

http://www.microsoftvirtualacademy.com/tracks/developing-html5-apps-jump-start

Utilizar também materiais auxiliares é recomendável ao se preparar para o exame 70-480 (mesmo porque ainda não há um “Training Kit” oficial), podendo neste caso serem citadas as seguintes publicações:

Os dois primeiros livros são obras de um dos principais autores em língua portuguesa sobre tópicos como HTML e CSS (Maurício Samy Silva). Já a terceira publicação é parte da série “Head First” (também conhecida no Brasil como “Use a Cabeça”), a qual se propõe a incentivar o aprendizado de novas tecnologias por meio de uma leitura leve, descontraída e que facilite a memorização de variados tópicos.

Quanto aos demais exames, é fornecida a seguir uma descrição geral a respeito dos mesmos (maiores informações podem ser obtidas no site da Microsoft):

A Microsoft tem por costume lançar periodicamente promoções conhecidas como "Second Shot". Quando isto acontece, existe a possibilidade de se refazer um exame (uma única vez) ao ser reprovado no mesmo, sem que isto implique na necessidade de um novo pagamento junto à Prometric.

Existe atualmente uma promoção deste tipo em curso, sendo possível adquirir vouchers para a realização de provas até 31/05/2013. Ao se comprar um pacote para a realização de todos os exames de uma certificação, a Microsoft permite que os mesmos sejam feitos até 31/12/2012; no caso de provas individuais, a validade de um voucher vai até o dia 31/05/2013. Maiores informações sobre isto podem ser obtidas no endereço:

https://www.prometric.com/en-us/clients/Microsoft/Pages/Second-Shot-FAQ.aspx

OBSERVAÇÃO: As diferentes promoções aqui citadas (realização gratuita do exame 70-480, Second Shot) ainda eram válidas no período em que este artigo foi elaborado (Novembro/2012).

Conclusão

Conforme discutido ao longo deste artigo, certificações podem não apenas atestar o conhecimento em uma determinada tecnologia, como também abrir portas para novas oportunidades de trabalho.

No entanto, alcançar uma certificação não pode ser visto como a solução de todos os problemas. A experiência profissional ainda pesará e muito em processos seletivos ou, mesmo, no dia-a-dia dentro de uma organização. Além disso, procure evitar o uso de "colas eletrônicas" (também conhecidas como "braindumps") na preparação para um exame; muitos profissionais costumam recorrer a este tipo de recurso e, em situações reais, acabam por demonstrar que não possuem o grau de conhecimento que alegaram por serem certificados.

O ideal é que o processo de certificação estimule o desejo de pesquisar e se aprofundar em uma série de tópicos, acrescentando novos conhecimentos ou, mesmo, melhorando as habilidades em uma tecnologia com a qual já se tem contato.

Espero que o conteúdo aqui abordado possa ser útil e estimular seus estudos. Até uma próxima oportunidade!


Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados