Acessando o Banco de Dados em Rede atraves de Arquivos .ini

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (10)  (0)

Olá colegas leitores do Devmedia, passei um bom tempo pra retornar aos artigos e agora com vídeo aulas. Já tinha postado um exemplo fácil como colocar a aplicação em rede com os recursos do próprio componente sendo necessário uma recopilação do projeto, mas através de arquivos ini isso é totalmente configurável através do arquivo. Este artigo orientar o desenvolvedor a utilizar arquivos ini para conexão com o Banco de Dados.

Olá colegas leitores do Devmedia, passei um bom tempo pra retornar aos artigos e agora com vídeo aulas. Já tinha postado um exemplo fácil como colocar a aplicação em rede com os recursos do próprio componente sendo necessário uma recopilação do projeto, mas através de arquivos ini isso é totalmente configurável através do arquivo.

Este artigo orientar o desenvolvedor a utilizar arquivos ini para conexão com o Banco de Dados.

O conteúdo do arquivo INI nada mais é que uma String de Conexão Externa que vai ser lida via código pelo Sistema ao se conectar ao banco de dados.

http://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=3237

Vamos ao desenvolvimento.

1 - Inicie uma nova aplicação no Delphi ou uma aplicação que já esteja desenvolvida para que se possa implementar o código. No meu caso peguei um DataModule de uma Aplicação minha e selecionei o componente SqlConnection.

Figura 1

2 - Iremos no Object Inspector na aba Events e daremos um duplo clique no evento BeforeConnect conforme a figura.

Figura 2

3 - Antes de Iniciarmos o código não devemos esquecer mos de declarar na clausula Use a classe IniFiles senão irá gerar um erro!

Figura 3

4 - Entendendo o Codigo:

Conexao: é o nome dado no DataModule ao componente SqlConnection.

ConfigIni: é a variável de String de Conexão que vai receber o endereço do banco lido no arquivo Config.Ini, conforme o código!

Params.Values[‘Database’]: é o o parâmetro que e digitado manualmente quando vamos configurar através do compoente.Mas nesse caso essas informações irão ser colocadas automaticamente através da rotina que irá ler o arquivo ini  conforme a figura abaixo.

Figura 4

5 - Como podemos ver através da imagem, os arquivos .ini podem ser utilizados tanto para configurar o banco, como para diretórios de imagens, arquivos diversos. Alem de deixar fácil.

Bom pessoal por hoje é só. No próximo artigo iremos abordar a  segurança através de arquivos com a criptografia e decriptação desses dados no arquivo .ini.

Boa Sorte!!

Deus age de acordo com sua fé!!

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?