Alternando Bitmaps no Fundo de um Form

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Veja nesta dica como alterar Bitmaps no Fundo de um Form

Um leitor perguntou recentemente sobre imagens de fundo em Forms.... Apesar de já se ter escrito diversos artigos sobre este tópico, sua questão tinhas algumas novidades. Primeiramente, ele desejava que o fundo se alternasse periodicamente entre diferente

Essencialmente, a solução para isto seria a aplicação de outros artigos similares. Em primeiro lugar, para resolver a questão de se ter diversas imagens, os bitmaps devem ser carregados em um array quando o Form for criado. A mudança periódica da imagem s

Finalmente, para tratar do assunto "não leia as imagens do disco", recorremos aos resources. Um arquivo de resource é apenas um caminho para empacotar muito bem qualquer tipo de dados que será anexado ao executável durante o processo de Linkedição. Para o

BITMAP1 BITMAP IMAGE1.BMP

BITMAP2 BITMAP IMAGE2.BMP

BITMAP3 BITMAP IMAGE3.BMP

BITMAP4 BITMAP IMAGE4.BMP

BITMAP5 BITMAP IMAGE5.BMP

A primeira parte de cada linha é o identificador que você utilizará no código para capturar uma imagem em particular. A segunda parte é o tipo de resource (neste caso, bitmap). E a última parte é o nome do arquivo que deve ser utilizado para a imagem. Ist

{$R MYBMPS.RES}

Quando o executável está sendo linkeditado (um passo antes da compilação), o resource será automaticamente anexado ao executável. Para carregar as imagens do resource no array de bitmaps no programa, fiz simplesmente:

for a := 1 to NumBmps do
begin
Bmps[a] := TBitmap.Create;
Bmps[a].LoadFromResourceName(hInstance,'BITMAP'+IntToStr(a));
end;

É basicamente isto... A seguir a listagem da Unit principal:

unit Unit1a;
interface
uses
Windows, Messages, SysUtils, Classes, Graphics, Controls, Forms, Dialogs,
ExtCtrls, StdCtrls;
const
NumBmps = 5;
type
TForm1 = class(TForm)
Timer1: TTimer;
Edit1: TEdit;
CheckBox1: TCheckBox;
ListBox1: TListBox;
procedure FormCreate(Sender: TObject);
procedure FormDestroy(Sender: TObject);
procedure FormPaint(Sender: TObject);
procedure Timer1Timer(Sender: TObject);
private
Bmps : Array[1..NumBmps] of TBitmap;
SelectedBmp : Integer;
public
{ Public declarations }
end;
var
Form1: TForm1;
implementation
{$R *.DFM}
{$R MYBMPS.RES}
procedure TForm1.FormCreate(Sender: TObject);
var
a : Integer;
begin
for a := 1 to NumBmps do
begin
Bmps[a] := TBitmap.Create;
Bmps[a].LoadFromResourceName(hInstance,'BITMAP'+IntToStr(a));
end;
SelectedBmp := 1;
end;
procedure TForm1.FormDestroy(Sender: TObject);
var
a : Integer;
begin
for a := 1 to NumBmps do Bmps[a].Free;
end;
procedure TForm1.FormPaint(Sender: TObject);
var
x,y,w,h : Integer;
begin
w := Bmps[SelectedBmp].Width;
h := Bmps[SelectedBmp].Height;
for x := 0 to (Width div w) do
for y := 0 to (Height div h) do
Canvas.Draw(x*w,y*h,Bmps[SelectedBmp]);
end;
procedure TForm1.Timer1Timer(Sender: TObject);
begin
Inc(SelectedBmp);
if SelectedBmp > NumBmps then SelectedBmp := 1;
Paint;
end;
end.
 

Escrito por Robert Vivrette - RobertV@mail.com

 
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