Artigo do tipo Tutorial
Recursos especiais neste artigo:
Contém nota Quickupdate, Conteúdo sobre boas práticas.

Utilizando a câmera e SQLite com Titanium
A plataforma Appcelerator Titanium é hoje a mais robusta e mais utilizada por desenvolvedores de aplicativos nativos para dispositivos móveis, possibilitando a criação de aplicativos para diversos sistemas operacionais como iOS, Android, BlackBerry, híbridos e HTML5.

O Titanium é um ambiente open source de desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis que utiliza como linguagem o JavaScript. No Titanium, o aplicativo desenvolvido em JavaScript não é compilado para todas as plataformas desejadas. Ao invés disso, o código fonte é avaliado em tempo de execução por um ambiente de execução em JavaScript embutido em código nativo.

Neste artigo, veremos o funcionamento interno do módulo de banco de dados desta plataforma e como realizar persistência de dados em nossos aplicativos, além de aprender como utilizar um recurso básico de qualquer dispositivo móvel: a câmera.

Sob a perspectiva do banco de dados, será considerado o SQLite. Conhecer o seu funcionamento nos dispositivos móveis permite que desenvolvedores realizem o armazenamento de informações como dados de usuários, controle de estoque a partir de um ponto de vendas móvel, dentre outras.

Em que situação o tema útil
Com a penetração dos smartphones consolidada no mundo, a escolha da plataforma na hora de desenvolver um aplicativo é crucial. Este artigo será útil para desenvolvedores buscando uma solução multiplataforma, utilizando tanto banco de dados quanto um recurso de dispositivo como a câmera.

Desde o lançamento da App Store (plataforma de distribuição de aplicativos para smartphones e tablets da Apple Inc.) em 2008 até o marco de mais de 800.000 apps e 40 bilhões de downloads, o mercado de aplicativos para smartphones e tablets cresceu exponencialmente. Hoje o número de smartphones em uso passa de um bilhão, marcando um crescimento de 46,6% desde o mesmo período no ano passado.

Atualmente é possível encontrar aplicativos abordando qualquer área e quase qualquer necessidade. Para acompanhar crescente a demanda de empresas e usuários, é importante antes tudo responder às seguintes perguntas:

· Para qual plataforma será feito o desenvolvimento?

· E se for a plataforma errada?

· Quantas linguagens de programação você terá que aprender?

· Quanto tempo levará para desenvolver nativo para N plataformas?

· Quanto trabalho será duplicado?

Com o objetivo de abordar estes tópicos de modo simples, ágil e reutilizável, utilizaremos a plataforma Appcelerator Titanium para desenvolver apps nativos para as duas plataformas mais utilizadas no mercado, iOS e Android, utilizando a linguagem JavaScript.

Conceitos sobre Appcelerator Titanium

Antes de qualquer coisa, vamos conhecer o Appcelerator Titanium e descobrir como ele é capaz de gerar apps nativos para diversas plataformas usando apenas a linguagem JavaScript.

O Titanium é um ambiente open source de desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis, desenvolvido pela norte americana Appcelerator e mantido por ambas a empresa e a comunidade.

Contando com uma SDK em JavaScript com mais de 5.000 APIs tanto de funções de dispositivo quanto de sistema operacional, a Appcelerator fornece suporte para o rápido desenvolvimento de aplicativos para iOS, Android, BlackBerry, híbridos e HTML5 (logo incluindo Windows Phone nesta lista), além de possuir sua própria IDE baseada em Eclipse: o Titanium Studio.

Seu funcionamento, porém, difere do que a maioria dos desenvolvedores possam acreditar a primeira vista. O Titanium não faz compilação cruzada. O aplicativo desenvolvido em JavaScript no Titanium Studio não é compilado para todas as plataformas desejadas. Ao invés disso, o código fonte é avaliado em tempo de execução por um ambiente de execução em JavaScript embutido em código nativo.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo