Olá Pessoal, nesta terceira parte irei abortar sobre as estruturas condicionais em Python. Antes de exibir um exemplo de estrutura condicional no Python, vamos a um pouco de teoria. Uma Estrutura de Condição, como o próprio nome já diz, verifica a condição dos argumentos passados e, executa um comando caso a condição seja verdadeira, como se pode ver no algorítimo abaixo:

Programando em Python


SE condição
ENTÃO comando

Antes de entrarmos na análise da estrutura em Python vamos conhecer os Operadores Condicionais do Python. Os Operadores Condicionais são utilizados para fazer as comparações dos valores que são passados e retornam o valor Verdadeiro ou Falso.

Operador Tipo Valor
== Igualdade Verifica a igualdade entre dois valores.
!=   Igualdade   Verifica a diferença entre dois valores.
>  Comparação Verificar se o valor A é maior que o valor B.
<  Comparação Verifica se o valor A é menor que o valor B.
>= Comparação Verifica se o valor A é maior ou igual ao valor B.
<= Comparação Verifica se o valor A é menor ou igual ao valor B.
In Seqüência Verifica se o valor A está contido em um conjunto.

Estrutura Condicional Simples

Agora que já conhecemos os Operadores vamos ver como fazer uma estrutura condicional em Python. Incrementando o nosso exemplo do artigo anterior, iremos verificar se a soma dos valores que o usuário informou é maior que zero e exibir o resultado na tela.

Abaixo podemos perceber a estrutura do condicional IF:


if soma > 0:
     print "Maior que Zero."

Estrutura Condicional Composta

A Estrutura Condicional Composta executa um comando quando a condição for verdadeira e outra condição quando for falsa. Vamos melhorar o nosso exemplo anterior, agora teremos que mostrar a mensagem "Menor que Zero" caso o resultado da soma seja menor que zero, como podemos ver abaixo:


if soma > 0:
     print "Maior que Zero."
else:
     print "Menor que Zero."

Estrutura Condicional Aninhada

Estruturas Codicionais Aninhadas são várias condições em cascatas, ou seja, um IF dentro de outro IF. Uma outra estrutura de aninhamento é como pode-se notar abaixo. Incrementando o nosso exemplo, agora teremos que exibir uma mensagem caso o valor seja igual a Zero.


if soma > 0:
     print "Maior que Zero."
elif soma == 0:
     print "Igual a Zero."
else:
     print "Menor que Zero."

Neste exemplo podemos perceber um comando diferente, o elif. Este comando é a junção do comando ELSE+IF que é utilizado nas Estruturas Condicionais Aninhadas.

Links Úteis

Saiba mais sobre Python ;)

  • Cursos de Python:
    Aqui você encontra os cursos para você se tornar um programador Python completo. Aprenda a desenvolver aplicações web com o framework Django e o Django Admin. Confira!
  • Guia Completa de Python:
    Neste Guia de Referência você encontrará todo o conteúdo que precisa para começar a programar com a linguagem Python e a desenvolver aplicações.
  • Python: Estrutura condicional if-else:
    Nesta documentação você aprenderá a utilizar a estrutura condicional if/else na linguagem Python.
  • Python: Trabalhando com variáveis:
    Nesta documentação você aprenderá a trabalhar com variáveis e constantes na linguagem Python, compreendendo como devem ser feitas as declarações e atribuições de valores.