Arquitetura do AnyDAC - Revista ClubeDelphi 150

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (5)  (0)

Neste artigo dará uma visão geral sobre o AnyDAC, mostrando os detalhes de sua arquitetura, componentes e utilização.

Artigo do tipo Exemplos Práticos
Recursos especiais neste artigo:
Contém nota Quickupdate, Conteúdo sobre novidades.

AnyDAC
Até o Delphi XE3, a opção nativa relacionada a framework de acesso a dados mais popular era o dbExpress. Essa afirmativa é justificada pelas suas características, tais como o suporte a diversos SGBDs diferentes e sua arquitetura robusta. No entanto, para as próximas versões do IDE a tendência é que este cenário se altere e o desenvolvedor ganhe mais uma opção de mesmo porte. Isto porque recentemente a Embarcadero anunciou a aquisição de uma nova biblioteca de componentes de acesso a dados, o AnyDAC, da empresa DA-Soft Technologies. Tal como o dbExpress, o AnyDAC se apresenta também como uma solução robusta e com suporte a múltiplos SGBDs. Obviamente suas características não se restringem a isso, sendo assim, a intenção do presente artigo é dar uma visão geral sobre o AnyDAC, mostrando os detalhes de sua arquitetura, componentes e utilização.
Em que situação o tema é útil

O Delphi proporciona ao desenvolvedor, recursos suficientes para a construção de aplicações dos mais variados tipos. Dentre estas, as aplicações de banco de dados se destacam, sendo, sem sombra de dúvida, a realidade de grande parte da comunidade. Neste sentido, torna-se uma regra a escolha de um framework de acesso a dados, bem como o devido conhecimento sobre ele. De forma nativa, o próprio Delphi já provê algumas opções, como o BDE, dbExpress, InterBase Express e ADO. Mediante a recente aquisição do AnyDAC pela Embarcadero, mais um item “nativo” é acrescido ao leque de opções do desenvolvedor Delphi, no que diz respeito a acesso a dados.

AnyDAC é o nome da nova biblioteca de componentes de acesso a dados adquirida recentemente pela Embarcadero e que deverá acompanhar o produto daqui pra frente em suas futuras versões. Numa definição mais concreta, o AnyDAC é tido como um conjunto de Componentes de Acesso a Dados Universal (Universal Data Access Components) por possuir uma arquitetura robusta, totalmente projetada para suportar os principais e mais variados bancos de dados disponíveis no mercado. Seu uso provê às aplicações acesso direto e nativo para SGBDs como InterBase, Firebird, MS SQL Server, Oracle, SQLite e PostgreSQL, além de servidores DataSnap. Isso se deve à sua poderosa camada de acesso, que torna o AnyDAC ideal para a construção de aplicações que envolvam uma alta carga de dados, bem como as que demandam um alto nível de performance.

Apesar da aquisição por parte da Embarcadero e sua esperada integração ao Delphi, o que vale destacar neste momento é o estágio atual da biblioteca e sua utilização com o Delphi. Historicamente falando, o AnyDAC foi concebido pela empresa DA Soft Technologies, a partir de uma base de conhecimento e experiência de mais de uma década na escrita de drivers nativos de banco de dados. Em termos de IDE, até o momento o AnyDAC provê suporte, além do próprio Delphi, também para outro produto da Embarcadero, o C++ Builder, além do Free Pascal (Nota do DevMan 1).

Nota do DevMan 1

O Free Pascal, formalmente conhecido como Free Pascal Compiler (FPC), é um compilador gratuito para a linguagem Pascal/Object Pascal, disponível para diversas arquiteturas e Sistemas Operacionais, tais como Windows, Linux e Mac OS X. Assim como a grande maioria dos compiladores, sua utilização está atrelada a IDEs (Ambientes de Desenvolvimento Integrado). O exemplo mais popular dentre tais IDEs é atualmente o Lazarus, que fornece uma experiência de desenvolvimento muito próxima a do Delphi.

Principais características do AnyDAC

A fim de caracterizar melhor o AnyDAC, a seguir são mostradas em termos gerais algumas de suas principais características.

Suporte a diversas ferramentas de desenvolvimento

Em seu estágio atual, o AnyDAC provê suporte essencialmente a quatro IDEs diferentes: FreePascal, Lazarus (Nota do DevMan 2), C++ Builder e Delphi. Olhando especificamente para este último, praticamente todas são suas versões suportadas, desde a 5 (Delphi 5, 6, 7, 2005, 2007, 2009, 2010), até chegar à família XE, sempre com referência à plataforma Win32/VCL. Para as mais recentes, especificamente XE2 e XE3, adiciona-se a este grupo as plataformas Win64, MacOS, iOS e o FireMonkey.

Nota do DevMan 2

Lazarus é um Ambiente de Desenvolvimento Integrado (ou IDE) elaborado para o compilador Free Pascal. Sua intenção e usabilidade são muito próximas ao Delphi, sendo considerado por muitos uma alternativa ao próprio. Dentre suas inúmeras semelhanças, é possível destacar o uso da linguagem Object Pascal e a construção de aplicações gráficas e de banco de dados. Por outro lado, o grande diferencial do Lazarus é o seu desenvolvimento cross-plaftorm, incluindo a produção de aplicativos não só para Windows e Mac OS X, como também para Linux e FreeBSD.

Suporte a diversos tipos de servidores de banco de dados e DataSnap

Conforme inicialmente citado, o AnyDAC provê conexões nativas, tanto para os principais servidores de bancos de dados disponíveis no mercado quanto a servidores DataSnap. A seguir é mostrada uma lista completa deste suporte:

· Sybase Advantage Database Server;

· Sybase SQL Anywhere;

· IBM DB2;

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?