Artigo Clube Delphi 105 - Delphi for PHP x Ajax

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Neste artigo veremos como utilizar Ajax em aplicações Web com Delphi for PHP.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 105. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



PHP

Delphi for PHP x Ajax

Utilize Ajax em aplicações Delphi for PHP 2.0

 

Neste artigo veremos

·         Como utilizar Ajax em aplicações Web com Delphi for PHP;

Qual a finalidade?

·         Agilizar o processo de atualização da página evitando postback’s o tempo todo;

Quais situações utilizam esses recursos?

·         Em qualquer tipo de aplicação web é importante aumentar a velocidade de carregamento das páginas, portanto utilizar Ajax é importantíssimo em qualquer sitação;

 

Resumo do DevMan

         Ajax já não é mais segredo para ninguém, ele está ai e todo mundo conhece. De fato o Ajax veio para ficar e contribuir ainda mais para agilizar os web sites na internet. Com ele a vida do internauta fica mais confortável. Não há hoje nenhuma contra-indicação para aplicação de Ajax. Toda e qualquer página pode fazer uso da tecnologia.

         Nesse artigo veremos como aplicar essa tecnologia em aplicações desenvolvidas em Delphi for PHP 2.0, o que não é difícil haja vista que o D4PHP já tem recursos suficientes para suportar o Ajax.

 

Quem nunca se irritou com lentidão de uma conexão com a internet em casa ou no trabalho que levante a mão. E quem nunca abriu um site de concurso para fazer uma inscrição e descobriu que a cada campo que preenche a tela fica branca e demora pacas para carregar novamente? De fato a internet hoje faz parte de nossa vida há tempos, mas conviver com esses problemas é que deixa a desejar muitas vezes. Eu costumo dizer que o site do concorrente está a um click daqui, portanto se seu site não objetivo, atraente e, principalmente, rápido, seu cliente vai embora e sabe-se lá quando volta. Não dá para pegar o internauta pelo braço e dizer: tome mais um café.

Agilidade hoje em dia é sinônimo de boas vendas na internet, as vezes até mais do que segurança. Mas como fazer para que nosso web site seja rápido e atraente? Bem, atraente fica por conta do webdesigner, é função dele fazer isso, mas rápido, nós mesmos podemos tomar essa providência. Quem dera se tivéssemos Ajax na época dos modens U.S Robotics de 56 Kbps. A solução para nossos problemas de velocidade é Ajax, sem dúvida nenhuma.

Vamos fazer uma pequena aplicação nesse artigo utilizando essa tecnologia com Delphi for PHP para vermos como isso é simples e rápido de ser aplicado na prática.

Entendendo o Ajax

O que exatamente é Ajax? Ajax na verdade não é nenhuma nova tecnologia, assim como já expliquei em outro artigo meu, mas dessa vez com VCL for the Web. Na realidade o Ajax é um conjunto de tecnologias já existentes e que unidas formam um recurso bastante interessante de ser aplicado em web sites. Na internet encontramos milhares de definições para o termo. Mas confesso que muitas delas acabam fazendo o leitor achar que Ajax é algum time de futebol ou mesmo um tipo de desinfetante ou produto de limpeza. Vejamos de fato o que é Ajax.

Como já comentei, ele é um conjunto de tecnologias que já existiam e quem unidas deixam sua aplicação mais dinâmica evitando inclusive o postback, o recarregamento da página. Significa Asynchronous JavaScript And XML. No site www.yourhtmlsource.com/javascript/ajax.html você vai encontrar esta definição em inglês, além de muito mais a respeito do assunto. Encontrei na internet as definições a seguir e achei de bom tamanho e muito interessante publicar para que o leitor possa entender de uma vez por todas o que é "

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?