Atenção: esse artigo tem uma palestra complementar. Clique e assista!

Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

Do que trata o artigo

A evolução da interação do usuário com um computador não para. A nova versão do sistema operacional da Microsoft, o Windows 7, traz recursos que oferecem aos sistemas nele executados, meios de utilizar essas inovações e o Delphi se atualizou nesta versão 2010 para tirar proveito dessas opções. Mas não é só isso, temos melhorias simples, mas importantes na área de actions e manipulação de arquivos e diretórios.


Para que serve

Após o lançamento do IPhone, a moda é o TouchScreen. Ele pode ser utilizado para facilitar a usabilidade de um sistema, oferecendo meios que vão além do clicar e arrastar, tornando seu uso mais agradável e pessoal. No Delphi agora temos componentes que permitem tratar os toques e gestos e transformá-los em ações dentro de nossos sistemas.


Em que situação o tema é útil

No desenvolvimento de sistemas onde a premissa seja facilitar a usabilidade sem exigir intimidade com mouse ou teclado. Um exemplo disso são máquinas de quiosques ou terminais bancários, onde um usuário qualquer pode simplesmente tocar a tela, ou arrastar seu dedo sobre a mesma para obter alguma informação.

Resumo do DevMan

Neste artigo vamos acompanhar as novidades do Delphi em relação às novidades apresentadas no Windows 7. Com um destaque especial ao novo recurso de Gestures. Agora é possível, em Delphi, criar aplicações Touch, Multi Touch e até mesmo definir Gestures, ou gestos, que se transformarão em ações. Mas o Delphi 2010 traz mais do que isso. As APIs de acesso e manipulação de diretórios foram organizadas em estruturas do tipo Record, que centralizam e agilizam o acesso às rotinas mais comuns como listar arquivos, verificar se um caminho é válido e muito mais.

Novas units

Seguindo na linha de apresentação das novidades do Delphi 2010 vamos falar um pouco sobre as novidades na VCL e RTL. Foram adicionadas novas units na VCL. Algumas destas units, como a Direct2D e D2D1, foram adicionadas para que possamos utilizar novos recursos do Windows 7, neste caso a nova API gráfica Direct2D. Um artigo seria pouco para estudarmos todas as novas units a fundo, assim eu mostrarei aqui apenas um rápido overview sobre elas destacando as principais classes e métodos presentes nestas units.

IOUtils.pas

Como sempre, a intenção da equipe de desenvolvimento do Delphi é trabalhar para facilitar a vida dos desenvolvedores. Essa unit possui classes que expressam bem esta intenção. Trabalhar com arquivos e diretórios ficou ainda mais fácil, principalmente para quem trabalha com projetos orientados a objetos. Nela podemos destacar três novos tipos, são eles: TDirectory, TPath e TFile. Os nomes são bem intuitivos. O record TDirectory possui métodos para criação, alteração e manipulação de diretórios. O record TPath possui métodos para trabalharmos de maneira simples com caminhos de arquivos e diretórios. Já o record TFile possui métodos para gerenciarmos arquivos. Eles são muito similares às classes presentes no namespace System.IO presente no .NET.

Na Listagem 1 vemos um exemplo de como podemos verificar a existência de uma diretório com o novo record. Para executar o exemplo crie um nova aplicação no Delphi 2010 e adicione apenas um botão e um ListBox. No Evento OnClick do botão insira o código da Listagem 1.

Listagem 1. Utilizado o record TDirectory


  var 
 Path : string; 
 begin 
   if not TDirectory.Exists('C:\temp\minha pasta') then
   begin 
    ShowMessage('O diretorio não existe !!!')
   end
   else
   begin 
    ListBox1.Clear;
    for Path in TDirectory.GetFiles('C:\temp\minha pasta', *.txt) do 
      Listbox1.Items.Add('Nome do Arquivo '+Path); 
   end;
 end;  ... 

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo