Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 76. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

or objetivo familiarizar o usuário com os conceitos básicos que envolvem esse tipo de integração, fornecendo ao leitor uma visão ampla sobre o tema, suas características, desafios e principais problemas.

Para a leitura e entendimento deste artigo não se faz necessário um vasto conhecimento a respeito do processo de integração de dispositivos biométricos, uma vez que a API para implementação de tal integração é vastamente documentada pelo fabricante e acompanha diversos aplicativos de demonstração.

Biometria - Conceitos Gerais

Biometria é o conjunto de métodos automatizados para reconhecer uma pessoa com base em características comportamentais ou fisiológicas. São exemplos de características comportamentais: Escrita manual, assinatura, gestos.

São exemplos de características físicas: Face, impressões digitais, geometria da mão, íris. Este artigo é focado no que diz respeito à autenticação biométrica utilizando a característica física da impressão digital.

A autenticação de um usuário pode ser feita através de informações que o usuário conhece como senhas ou através de dispositivos que o usuário possua como cartões magnéticos, códigos de barras ou chaves. O que acontece é que em todos os casos citados, os dispositivos de autenticação podem ser perdidos ou roubados.

A biometria vem para tentar solucionar esse problema, pois, ao contrário das outras técnicas, ela se baseia no que você é, ou seja, em informações contidas em seu corpo ou com base no seu comportamento, dificultando e muito o processo de fraude.

Tipicamente o processo de uso de tecnologias biométricas passa por duas etapas bem definidas, o Registro e a Validação, conforme mostrado na Figura 1.

 

Figura 1. Etapas de Registro e Verificação dos processos biométricos

 

Durante o processo de registro, ocorre:

·         a captura dos parâmetros biométricos, utilizando-se para tanto o dispositivo de captura adequado;

·         a extração das características biométricas para a geração do padrão biométrico dos dados lidos;

·         o armazenamento do padrão biométrico gerado em uma estrutura de banco de dados para consulta posterior.

Durante o processo de validação, ocorre:

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo