Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 91. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

0pt">Criando a aplicação

Neste artigo utilizarei o Delphi 7 para criação da aplicação e demonstração dos exemplos e dicas de relatórios, mas fique à vontade para utilizar outra versão do Delphi para criação do projeto na plataforma Win32. Crie uma nova aplicação através do menu File|New>Application. Altere a propriedade Name do formulário inicial para “frmPrincipal” e a propriedade Caption para “Dicas avançadas de RAVE Reports”. Salve a Unit principal do projeto como “uPrincipal.pas” e o projeto salve como “prjRelatorios.dpr”.

Na primeira parte deste artigo veremos a criação de um relatório no RAVE Reports, onde através de uma pesquisa SQL ao banco de dados Employee.fdb que será configurado a seguir, selecionaremos os registros referentes à tabela Employee. Serão então exibidos e configurados no relatório, de forma que a primeira formatação será a alternação entre as cores de cada bloco de registros (zebrar linhas). Faremos um tratamento através de uma condição if criada em “Rave Language” onde definiremos um parâmetro de valor do salário do funcionário. Esse parâmetro fará com que todos os valores excedentes tenham sua cor alterada.

Para criar a conexão ao banco de dados e estruturar os componentes de pesquisas, utilizaremos um Data Module, que deverá ser criado através do menu File|New>Data Module. Altere seu nome para “DM” e salve a Unit como “uDM.pas”. Adicione um componente SQLConnection da paleta dbExpress e altere seu nome para “sqlConexao”.

Para configurar os parâmetros de acesso ao banco de dados, dê um duplo clique sobre o componente sqlConexao e crie uma nova conexão utilizando o ícone de Add Connection, definindo o Driver Name para “Interbase” e Connection Name para “Employee” (Figura 1). Confirme e prossiga para a configuração dos demais parâmetros, começando pela propriedade Database onde deverá ser informado o caminho da base de dados Employee.fdb (<caminho>\employee.fdb). Defina as credenciais para acesso ao Firebird, usuário “SYSDBA” e senha “masterkey”.

Na propriedade ServerCharSet utilizaremos o padrão Win1252 e em SQLDialect utilize o padrão 3 para que possamos utilizar comandos de SQL mais complexos (Figura 2).

 

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo