Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 91. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

á-la? Bem, vejamos um exemplo bem simples de sistema que “não” se utiliza de programação orientada a objetos, desta forma entenderemos mais facilmente seus conceitos.

Abra o Delphi 7.0 ou a versão que preferir e crie uma nova aplicação em File|New>Application. Nomeie o formulário principal com o nome de “frmPrincipal” e salve-o como “uPrincipal.pas” usando o menu File|Save as. Em seguida salve a aplicação com o nome de “ModoProcedural.dpr” através do menu File>Save project as.

Certamente você deve ter achado estranho o nome que salvamos o nosso projeto principal: Modo Procedural. Realmente é estranho, mas é mais ou menos assim que chamamos um sistema que não é orientado a objetos. Chamamos de “Programação Procedural”.

“O termo Programação Procedural (ou programação procedimental) é às vezes utilizado como sinônimo de Programação Imperativa (paradigma de programação que especifica os passos que um programa deve seguir para alcançar um estado desejado), mas o termo pode se referir (como neste artigo) a um paradigma de programação baseado no conceito de chamadas a procedimentos. Procedimentos, também conhecidos como rotinas, sub-rotinas, métodos, ou funções (que não devem ser confundidas com funções matemáticas, mas são similares àquelas usadas na programação funcional) simplesmente contêm um conjunto de passos computacionais a serem executados. Um dado procedimento pode ser chamado a qualquer hora durante a execução de um programa, inclusive por outros procedimentos ou por si mesmo”.

Segundo o verbete anterior, retirado do site www.wikipedia.org, programação procedural significa que o sistema deve seguir certo fluxo, certo número de instruções também conhecidas como procedimentos. Vejamos na prática uma aplicação orientada a procedimentos.

Insira em nosso frmPrincipal dois componentes do tipo SpinEdit da paleta Samples. Modifique o Name desses componentes para “speValor1” e “speValor2”, respectivamente. Em seguida adicione um Button(“btnCalcular’) da paleta Standard. Por último acrescente um Label(“lblSoma”) também da paleta Standand. Se preferir, insira outros Labels acima dos SpinEdits e modifique seus respectivos Captions para “Valor 1” e “Valor 2”. Veja o layout sugerido para a tela na Figura 1.


Figura 1. Exemplo de tela

Fiz, é claro, algumas mudanças na parte visual, basicamente modifiquei as fontes dos controles visuais, mas isso nada tem a ver com orientação a objetos. Vamos nos concentrar nos códigos. Clique duas vezes no btnCalcular e digite o código da Listagem 1 em seu evento OnClick e vejamos o que estamos codificando.

 

Listagem 1. Código do evento OnClick do botão btnCalcular

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo