Artigo Clube Delphi 93 - Usando páginas de estilo (CSS)

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Artigo da Revista Clube Delphi Edição 93.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 93. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

PHP

Usando páginas de estilo (CSS)

Aprenda como melhorar a aparência de seu site com CSS no Delphi for PHP

 

Nas últimas edições da revista ClubeDelphi aprendemos algumas técnicas para o desenvolvimento de aplicações com o novo Delphi for PHP, IDE de desenvolvimento especialmente criado para a linguagem PHP.

Nesse artigo mostrarei como melhorar o layout de sua aplicação utilizando o fabuloso recurso de páginas de estilo, CSS (Cascading Style Sheets), no Delphi for PHP. Veremos o que exatamente é CSS, qual sua utilidade e como usá-lo de maneira bastante simples.

Entendendo e usando CSS

O significado do CSS é Cascading Style Sheets ou Folhas de Estilo em Cascata. Se consultarmos o site wikipedia.org encontraremos a seguinte definição sobre CSS:

 

Cascading Style Sheets, ou simplesmente CSS, é uma linguagem de estilo utilizada para definir a apresentação de documentos escritos em uma linguagem de marcação, como HTML ou XML. Seu principal benefício é prover a separação entre o formato e o conteúdo de um documento.

 

Como podemos ver, a principal utilidade do CSS é separar layout (parte visual) da programação em si. Desta forma podemos ter um código mais simples e menos confuso. Além disso, podemos facilmente padronizar toda a parte visual de nosso site vinculando-o a um arquivo externo. Em uma eventual mudança de layout, tal como troca de fonte, cores, estilo de texto, bastando alterar o código CSS contido no arquivo externo e reenviá-lo ao site.

Há ainda aqueles que utilizam o CSS para criar propagandas para o website no estilo pop-up, porém sem a possibilidade de ser bloqueada por bloqueadores de pop-up presente na maioria dos Browsers hoje em dia.

A sintaxe do CSS

O CSS nada mais é um conjunto de regras previstas em um arquivo texto com a extensão .css. O arquivo pode ser digitado em qualquer editor de textos, incluindo o Bloco de Notas do Windows. Veja um exemplo de CSS na Listagem 1.

 

Listagem 1. Exemplo de código CSS

.data{

        font-family: Trebuchet MS;

        text-align: right;

        color: #FF0000;

        font-size: 11px;

        background-color: #fff;

}

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?