ompleta usando o que há de mais moderno em Web com o novo Framework .NET 2.0

 

Bem-vindos a mais uma inovação da revista ClubeDelphi: um curso para você conhecer os principais recursos do ASP.NET 2.0 utilizando o RAD Studio 2007, a mais nova versão do Delphi. Como ferramenta de banco de dados utilizaremos o Microsoft SQL Server 2005 Express Edition, que é gratuito. Nesse mini-curso, você conhecerá as principais novidades para o desenvolvimento de aplicações trazidas pelo ASP.NET 2.0, que facilitarão o desenvolvimento de Web Sites, gerando grande produtividade para você desenvolvedor.

Vamos mostrar os principais novos controles, acesso a base de dados, mais dicas e truques que serão úteis para a construção e organização de Web Sites. Baseando-se em uma aplicação comercial simples, os recursos serão demonstrados de forma que se aproxime ao máximo com a rotina de um desenvolvedor.

 

O cenário

Neste curso, criaremos um sistema de controle de orçamentos on-line, com os seguintes requisitos:

·         Cadastro de categorias;

·         Cadastro de produtos;

·         Solicitação de orçamento;

·         Controle completo de segurança – cadastro de grupos, usuários e permissões de acesso.

 

Antes de começar...

Antes de codificar qualquer coisa em ASP.NET, é importante que você tenha em mente alguns conceitos e tome alguns cuidados importantes, principalmente se está migrando de uma solução Desktop/VCL:

·         Não queira fazer na Web as coisas exatamente como você faz em aplicações Windows/Desktop - o uso de Web Forms do ASP.NET ajuda, claro, mas saiba que você está rompendo de uma vez duas barreiras: mudança de framework (VCL para .NET FCL) e mudança de paradigma (Windows para Web). Um browser não é um formulário Delphi, infelizmente, então se acostume às limitações do HTML e HTTP;

·         Saiba como funciona o modelo de execução do ASP.NET – é importantíssimo lembrar que o ASP.NET (e aplicações Web como um todo) são stateless: cada requisição é processada como se fosse a primeira. Além disso, o ASP.NET cria e recria o formulário no servidor para cada requisição, o que é bem diferente do modelo “TForm-based”. É claro, temos alguns recursos para tratar sessão, cache, ViewState etc.

 

Download e instalação do MS SQL Server 2005 Express

Acesse o endereço www.microsoft.com/express/sql/download/default.aspx  e localize na coluna da esquerda os itens Install Microsoft SQL Server 2005 Express Edition e SQL Server Management Studio Express. Abaixo de cada um existe uma pequena descrição e em seguida um link para download. Trata-se do próprio banco de dados e seu gerenciador, respectivamente. Precisaremos de ambos arquivos para administrar nossa base de dados.

Após o download teremos que executar os dois arquivos que são:

·         SQLEXPR32_PTB.exe: Arquivo de instalação do banco de dados propriamente dito;

·         SQLServer2005_SSMSEE.msi: Arquivo de instalação do SQL Management Studio Express, o gerenciador do banco (front-end, semelhante ao que é o IBExpert para o Firebird).

Durante a instalação teremos que configurar diversas telas, porém daremos atenção somente as mais importantes. Após carregar o arquivo de instalação, o MS SQL Server Express faz a instalação automática dos componentes Microsoft SQL Native Cliente e Arquivos de Suporte à Instalação do Microsoft SQL Server 2005 (Figura 1).

Após aceitar os termos de licença de uso, o programa de instalação solicita informação para registro do software. Apesar de gratuito, o MS SQL Server 2005 Express solicita um nome e empresa para registro no seu banco de dados. Apenas clique em avançar e logo em seguida escolha os componentes que serão instalados. Na tela seguinte (Figura 2) escolha o modo de autenticação com o banco de dados. Escolha a opção dois, Modo Misto e indique uma senha. Por fim clique em avançar até iniciar a instalação dos componentes.

 

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo