Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 15. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

 

Saiba mais sobre o Código de Barras

Entenda o padrão EAN adotado no Brasil

 

 

O objetivo deste artigo é dar uma noção inicial do mundo dos códigos e permitir a um programador ou empresa, darem os primeiros passos na adoção deste sistema.

 

O Sistema: A finalidade primária do código de barras é permitir a leitura ótica de uma string, evitando assim, o trabalho de digitação.

Como não há diferença no tempo de leitura ótica de um código de 1, 2 ou 13 dígitos, foi possível adotar números com dígitos suficientes para codificar todos os produtos do mundo sem repetição.

Para codificação de bens de consumo, desde a década de 70, existem dois padrões reconhecidos oficialmente: O Sistema UPC/UCC e o EAN, sendo o primeiro adotado apenas pelos EUA e Canadá, e o segundo no resto do mundo. Em 1995 foram tomadas medidas para unir os dois sistemas, que passou a se chamar EAN/UCC.

 

 No Brasil, o sistema EAN foi adotado em 1984 pelo Decreto 90.595 da Presidência da República, que instituiu o Sistema Nacional de Codificação de Produto.

 

EAN Brasil: Por ser o padrão adotado no Brasil, vamos nos restringir a dar explicações sobre o código EAN. São dois os tipos de codificação deste sistema - EAN-13 e EAN-8.

 

EAN-13:  O código EAN-13 identifica o país de origem da empresa (03 dígitos), a empresa (6,5 ou 4 dígitos), e o produto (3, 4 ou 5 digitos), sendo o 13º o dígito verificador.

 

 

·         País: Fornecido pela EAN Brasil. Exemplo: 789 = Brasil.

·         Empresa: Fornecido pela EAN Brasil. Se forem determinados 6 dígitos para a empresa, seus produtos serão codificados com 3 dígitos atingindo no máximo 999 itens.

·         Produto: Determinado pela empresa

·         ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo