Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 20. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

 

PRIMEIROS PASSOS COM WEBSNAP

Neste artigo, procuramos estabelecer uma visão geral sobre a tecnologia WebSnap, que revoluciona o desenvolvimento Web no Delphi 6: o WebSnap é um novo framework de desenvolvimento de aplicações voltadas para a internet. De um ponto de vista simples, imagine a facilidade do WebBroker e Internet Express. Simplesmente, o WebSnap é ainda mais. Todo o controle que faltava ao WebBroker, tradicional desde a versão 3 do Delphi, foi incorporado a esse framework, como recursos de session tracking, por exemplo, além de toda a facilidade de edição do XMLBroker (IExpress).

 

O arquiteto da tecnologia chama-se Jim Tierney, o qual desempenhou um papel importantíssimo na concepção e padronização do que havia nessa área em todo o mundo. O resultado foi uma melhoria grande nas partes que estavam prontas, tanto em Server Objects (usados com ASP) quando no Internet Express, quanto no WebBroker.

 

Editor de HTML

 

Um recurso importante para o desenvolvimento com Werbsnap é que agora você pode escolher um editor de HTML, como por exemplo o Macromedia Dreamweaver ou o Allaire Homesite. Podemos fazer o mesmo para arquivos XML, usando o XMLSpy, ou um editor de XSLT para definir apresentação e transformação XML. Para configurar essas opções, o Delphi possui uma opção popup chamada "HTML Editor" (Figura 1).

 

Figura 1. Configuração de um editor de HTML no Delphi

 

Web App Debugger

 

Para que você possa desenvolver seus aplicativos WebSnap, é preciso configurar o Web App Debugger (WAD), uma ferramenta que permite a execução e depuração de aplicativos Web, como no modelo Web App Debugger Executable. Com esse modelo, será necessário um objeto COM para gerenciar requisições e respostas de cada aplicação. Outra grande vantagem dessa ferramenta é que você não precisará do PWS (Personal  Web Server, da Microsoft), Sambar ou IIS, pois o WAD permite a execução de um serviço HTTP na sua máquina local. A depuração de aplicações Web ficou muito mais fácil.

 

Antes de qualquer coisa, execute esta ferramenta, a partir de ../Delphi6/bin/webappdbg.exe, ou a partir do menu Tools | Web App Debugger. Você vai observar que é uma ferramenta extremamente simples, com a qual não tive problemas em minha máquina, mesmo tendo o PWS e o Resin (para Servlets e JSP) como outros dois servidores Web. A porta default que o WAD usa é a 1024. ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo