Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 38. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML.


40 Soluções IntraWeb

Dicas, questões e problemas comuns

 

Neste artigo veremos soluççoes para problemas comuns encontrados no desenvolvimento intraweb (IW). Veremos também muitas dicas que poderão ajudar você em seus projetos com essa brilhante ferramenta. Algumas dicas foram inspiradas nos FAQs da atozed (fabricante do intraweb); outras foram perguntas enviadas por nossos leitores. Também incluí algumas questões interessantes que encontrei no fórum de discussão da borland no grupo intraweb. Muitas soluções apresentadas aqui encontrei no meu dia-a-dia de trabalho com intraweb e compatilho com você leitor. Vamos lá!

 

1. como faço para converter minha aplicação IntraWeb de Stand-Alone para ISAPI ou Apache?

Como vimos na edição 33, podemos migrar uma aplicação intraweb feita no modelo application mode entre stand-alone, isapi ou apache. Para isso precisamos alterar o código fonte do arquivo dpr. Você pode usar um plugin que fiz para a ide do delphi (veja a Figura 1), com opções que facilitam a conversão de sua aplicação intraweb para outro tipo.

 

 

O download do plugin pode ser feito em codecentral.vorland.com ou no endereço para download deste artigo. Para instalá-lo basta descompactar o arquivo BPL para o diretório bin do delphi, clicar em component|installpakages:add e escolher a bpl descompactada; depois marque a opção default.

 

2. para que serve uma aplicação Stand-Alone? Quando usar?

Uma aplicação IntraWeb stand-alone já contém um “mini-servidor web” embutido; não necessita de um servidor convencional para rodar (como iis ou apache). Para colar uma aplicação stand-alone em funcionamento, basta executá-la no servidor como qualquer outra aplicação e deixá-lo rodando para que possa atender a requisições http. Ao invés de executar manualmente a aplicação, podemos ainda instalá-la como um serviço do windows (veja no item a segui como fazer isso).

Procure sempre iniciar suas aplicações intraweb escolhendo o tipo stando-alone – o trabalho será mais simples, rápido e produtivo. Por exemplo, deupar uma dll no iis ou apache é uma tarefa desgastante e complexa; depuar uma aplicação stand-alone é tão simples quanto depurar qualquer outro tipo de aplicação no delphi. Ao contrário do que acontece com web app debugger, recurso semelhante introduzido no delphi 6, uma aplicação stand-alone intraweb pde ser distribuída normalmente é adequada para aplicações em produção.

Importante: lembre-se que uma aplicação stand-alone é um arquivo executável; mas não é um cgi e não deve ser hospedada em um servidor web! ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo