Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 39. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

Primeiras pesquisas

Métodos de busca em DataSets

Neste artigo, mostramos uma visão geral dos métodos de busca que podem ser usados com DataSets bidirecionais, especialmente com componentes ClientDataSet. Esses métodos estão declarados na classe TDataSet e são redefinidos em TCustomClientDataSet, portanto também estão disponíveis nos antigos componentes TQuery e TTable (que no entanto estão sendo cada vez menos usados em novas aplicações). São recursos tradicionais do Delphi, presentes desde as primeiras versões da ferramenta, mas que são muito importantes para os desenvolvedores, como os iniciantes quanto os mais experientes.

É importante destacar que sos métodos apresentados aqui trabalham  sobre com a cache local de dados, de forma que não são aplicáveis a DataSets baseados em cursores unidirecionais, como TSQLQuery ou TSQLDataSet. Nesses casos uma exceção do tipo EDatabaseError é levantada.

Locate

De todos os métodos de busca, o Locate é certamente o mais utilizado. Observe sua declaração:

 

function Locate(const KeyFields: string; const KeyValues: Variant;

  Options: TLocateOptions): Boolean; override;

 

Veja um pouco sobre cada um dos parâmetros:

§         KeyFields – uma string contendo a lista de campos a serem utilizados na busca, separados por ponto-e-vírgula;

§         ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo