Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 4. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

 

ImageLib: VCL para aplicações gráficas.

Vamos fugir um pouco da realidade de sistemas comerciais e administrativos que costumamos desenvolver, com esta biblioteca de imagens conhecida como ImageLib Corporate Suite.

Com a biblioteca ImageLib, podermos criar vários efeitos de imagem, como no programa Adobe Photoshop, utilizando simples métodos. O resultado do trabalho pode facilmente ser salvo em um banco de dados através de vários formatos como TIFF, JPG, GIR ou TGA. Dentre outros recursos destacados a seguir, temos: possibilidade de scannear imagens, usar dispositivos de OCR, converter texto em imagens e gerar filtros em arquivos de figura. Confira a seguir os principais componentes e recursos desta biblioteca:

PMultiImage

O principal componente da biblioteca é o PMultiImage, o controle responsável pela visualização dos arquivos de imagens. Criar um pequeno exemplo com este objeto é muito simples, basta linkar o objeto PMultiImage com o ILMultiImageToolBar, como se estivéssemos linkando os objetos da palheta DataControl a um objeto TTable. Desta forma obtemos um bom resultado com o mínimo de esforço e nenhum código de programação. O objeto ILMultImageToolBar é uma barra de ferramentas que incorpora praticamente toda a funcionalidade da biblioteca dentro de seus botões. Ao linkar este objeto com o PMultiImage, o usuário passa a ter uma barra de tarefas com vários efeitos e recursos já prontos para uso. Todas as funções disponíveis através do objeto ILMultiImageToolBar, também podem ser acessadas através dos métodos do objetos PMultiImage.

Exibir Gif’s e banner’s animados

O componente TILWebImage permite visualizar arquivos de gif animados, ou seja, arquivos que possuem vários frames de imagem e que são muito usados na Web. Também é possível exibir banner’s com recurso de animação. Esse tipo de componente é muito procurado na Internet, e com a suite ImageLib este recurso pode ser facilmente implementado.

TThumbnail

O componente TThumbnail implementa em nosso projeto um Form com um Grid onde são exibidos um ‘preview’ dos arquivos de imagens de um determinado diretório. Veja na figura1 um exemplo que vem junto com o componente em execução, utilizando os recursos do componente Tthumbnail:



Muitas outras facilidades podem se encontradas ao utilizar esta biblioteca, tais como recurso de gravação de figuras em banco de dados, opção de configuração da paleta, etc. Outro recurso bastante interessante são os efeitos que podem ser disponibilizados em nosso programa para o usuário. Confira alguns destes efeitos:



Conclusão

Com esta biblioteca você poderá construir uma aplicação de manipulação de imagens de alto nível. Esta VCL pode ser encontrada no endereço eletrônico: www.imagelib.com. O download pode ser um pouco demorado, mas vale a pena fazer para melhor conhecê-la.