Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 4. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

 

Leitores

Seção dos Leitores

Paraticipar da Seção dos Leitores é muito simples, basta enviar suas mensagens para: leitores@clubedelphi.com.br. As mensagens podem ser dúvidas, dicas críticas ou sugestões. Convidamos você, leitor, a participar desta novidade do Clube Delphi.

Caro Leitor,

Nesta coluna gostariamos de contar sempre com sua presença e seu apoio, estamos inauguramdo-a com o propósito de expandirmos nosso canal de comunicação.
Nesta coluna publicaremos as dicas, gugestões, críticas, que receberemos no endereço: leitores@clubeldephi.com.br quanto as mensagens mais interessantes que forem respondidas nas litas de discussão. Para quem não conhece as listas viseite o endereço: http://www.clubedelphi.com.br/lista e para fazer o cadastro, basta preencher o formulário em: http://www.clubedelphi.com.br/lista/cadastro.html

Componente TUpdateSql

Companheiro,

Não estou conseguindo salvar as alterações feitas com o componente tupdatesql, estou utilizando os componentes tquery, tdatasource, tupdatesql, tdbnavigator e tdbgrid. Todas as alterações que faço são apenas visuais; as alterações não são salvas no banco de dados.

Marcelo

Caro Marcelo,

Certifique-se de que a propriedade Cached Updates do TQuery esteja True. Depois usa o Método ApplyUpdates do componente TQuery para gravar as alterações.

Formatar Casas Decimais

Tenho que formatar um campo numérico para seis casas decimais, mas apesar de já ter tentado de tudo, o máximo que consegui foram quatro casas decimais com o campo do tipo moeda ou numérico. Que procedimentos devo tomar?

Grato pela atenção,

Adilu Pinheiro Júnior

Caro Adilu,

Use a func’~ao FormatFloat. Exemplo: FormatFloat( ‘#.######’, Varriavel_Float);

O ‘.’ (ponto) representa a divisão entre casas decimais.

Equipe de Suporte Técnico.

 

 

Erro "Index File or Header is Corrupt"

Depois de ler sua matéria "Access x Paradox", estou com problema que surgiu de repente baseado na matéria, uma das minhas tabelas está apresentando a mensagem "Index File or Header is Corrupt".

Existe algum meio de recuperar esta tabela?

Se existe, por favor me ajude.

Obrigado.

Giovanni L. Lima

Caro Giovanni,

Tem como sim, mas você precisa baixar uma dll no site da Borland, na Url: www.boarland.com/devsupport/bde/utilities.html

Validação de Dados no DBGrid

Prezados Senhores,

Como faço para validar uma data no DBGrid, gostaria que a coluna que for receber a data, já contivesse as barras de divisão da data. Usando arquivos DBF, gostaria de formatar a coluna do DBGrid para receber valores monetários, o registro é do tipo numérico, com casas decimais.

Obrigado

Edmundo A. Júnior

Ubá-MG.

Caro Edmundo,

• Dê um duplo clique no Objeto TTable, para abrir a janela Fields Editor;

• Clique com o botão direito do mouse sobre a janela e escolha ‘Add all fields’;

• Selecione o campo desejado e, no ‘Object Inspector’ clique na propriedade ‘EditMask’ e defina a máscara.

 

Verificar existência de disco no drive

Amigos,

como fazer com que ao ser mostrado um formulário, este primeiro verifica se existe disquete no drive, caso não exista o formulário não apareça, caso sim, este seja mostrado. Vcs tem alguma procedure ou função que faça isso?

[ ]’s

Lucio Torres

Caro Lucio,

O exemplo abaixo verifica a existência de disco na unidade sem retornar erro, pois está em um bloco de código tratado.

procedure

TForm1.SpeedButton1Click

(Sender: TObject);

var Valida: boolean;

begin

try

chdir (‘a:’);

Valida : = true;

except

Valida : = false;

end;

if Valida = true then

showmessage (‘Possui disco na unidade’)

else

showmessage (‘Não possui disco na unidade’);

end;