Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 47. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

 

PageControls no IntraWeb

Simule abas e paginação

 

Como mostrado em edições anteriores, o IntraWeb (lW) está amadurecendo bastante e conquistando cada vez mais adeptos, muito devido à sua similaridade com o desenvolvimento tradicional Delphi. Para a maioria dos componentes visuais da VCL, o IntraWeb oferece um controle equivalente. Uma exceção é o PageControl, que não possui um controle IW similar, dificultando o desenvolvimento de formulários web complexos.

Neste artigo veremos como simular um PageControl usando controles da paleta IW Standard. Um IWLink e um IWImageFile formarão as "abas" simulando "botões"; IWRegions formarão as páginas (TabSheets).

 

Criando a aplicação

Vamos à prática. Inicie uma nova aplicação do tipo IntraWeb StandAlone; coloque no formulário principal um IWRegion e dê a ele o nome de "rgnPageControl': Insira dentro dele, um outro IWRegion com o nome de"rgnPages': Altere a propriedade Color do segundo para clGray e selecione duas figuras (button.jpg e buttondown.jpg, ambas disponíveis para download no endereço desta edição), representando um botão nos estados normal e pressionado; salve ambas em um diretório chamado Files que

deve ser criado dentro do diretório principal da aplicação. Adicione ao rgnPageControl os componentes a seguir:

 

.IW/ImageFile:aponte ImageFile.FileName para a figura button.jpg;

. IWLink: altere seu Caption para “Página 1”:

 

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo