Artigo da WebMobile 10 - Tecnologia de Portais Java

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Artigo Originalmente publicado na WebMobile 10.

capa10.JPG

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Tecnologia de Portais Java

Arquitetura segunda a especificação JSR 168

 O conceito de um portal define uma plataforma que permite a usuários ter um ponto único de acesso baseado na web para entrega de aplicativos, serviços. Essa nova arquitetura cresceu, com implementações proprietárias baseadas em diferentes linguagens de programação e sem padronização alguma de API´s.

Com a JSR 168, houve a padronização da tecnologia de portais implementados em Java, trazendo ganhos para clientes, empresas de portais e a comunidade de desenvolvedores em geral. A nova especificação definiu a arquitetura de portais baseada em um container padrão, assim como uma poderosa API para desenvolvimento de portlets, que são as aplicações que rodam em um portal.

Portais

Mais que uma interface web, os portais caracterizam-se por um rico conjunto de serviços de integração e personalização de conteúdo, permitindo um ponto único de acesso baseado na web para entrega de aplicativos, serviços e conteúdos a clientes, empregados, parceiros e fornecedores via qualquer dispositivo conectado a rede.

Os portais podem ser considerados a nova geração do desktop, prometendo disponibilizar aplicações e-business pela web para todo tipo de dispositivo. O intuito é ter um ponto único de acesso a múltiplos tipos de informações e aplicações, isto é, prover a seus usuários de maneira de fácil, acesso a tudo que seja necessário para que eles cumpram suas tarefas.

Observando o layout de um portal, pode-se notar uma página web dividida em diversas áreas independentes, cada qual contendo aplicativos/informações de diferentes fontes. Essas áreas são referenciadas como um portlet, aplicações específicas para rodar em portais (ver "

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?